quarta-feira, 12 de novembro de 2008

"BEM COMER, BEM VIVER"



Ontem, dia 16 de Outubro de 2008, pelas 21h, realizou-se uma palestra no Auditório Municipal de Chaves, sob o tema - «Bem comer bem viver».
Foi muito interessante, focaram-se várias temáticas como - Segurança Alimentar para os mais novos; como congelar e descongelar os alimentos, quais os devidos locais dos alimentos no frigorífico, entre outras. Estes temas foram focados pela veterinária - Drª. Cristina Morais.
Seguidamente, a nutricionista, Dr.ª Sandra Fonseca, apresentou um filme sobre a fome no mundo, para chamar a atenção da sorte que nós temos de não nos faltar nada, e até desperdiçarmos comida, deitando-a fora, quando mesmo ao nosso lado, o nosso vizinho passa fome.
Finalmente, o pediatra - Dr. José Matos, falou-nos dos cuidados alimentares que devemos ter, principalmente as crianças e idosos, não esquecendo também os adultos, jovens e adolescentes.
Chamou a atenção dos pais do pré-escolar e 1º ciclo em relação ao lanche que levam para a escola que deve conter um pão com manteiga, queijo, fiambre,..., variar sempre e uma garrafa de água. deve evitar-se os sumos e o leite chocolatado pois contém açúcares e gorduras que são prejudiciais à saúde, crescimento e desenvolvimento de todos.
Concluindo, façam uma alimentação variada, com fruta, legumes, arroz, massa, etc, e principalmente a sopa que é de entre todos os pratos, o melhor e mais rico em nutrientes.
Quando os nossos filhos não gostam de alguma coisa, sejamos criativos na confecção dos nossos pratos, misturando a fruta em forma de batata frita, alegrando assim as refeições. Levem os vossos filhos às compras para os ensinarem a colocar os alimentos devidamente no carrinho.
Alimentem-se bem! Vivam ainda melhor!
A todos os presentes o nosso BEM HAJAM!
Estiveram presentes em representação da Associação de Pais e Encarregados de Educação do Agrupamento o Presidente - Francisco Amaro e a Vice-Presidente - Paula Fátima Lobo.
No final ofereceram o contributo e colaboração em futuros eventos.

Sem comentários:

DOCUMENTOS DA APEE - AFGC

LIVROS NEE




Associação de Pais e Encarregados de Educação

RECOMENDAÇÕES DA GRIPE A

Video