sexta-feira, 14 de novembro de 2008

DESMENTIDO

Porque é necessário colocar bom senso nas questões educativas, devemos opor-nos a toda a manipulação e mentiras veiculadas, venham de onde vierem.Entendo ser dever da Confap contribuir para o esclarecimento dessas questões, junto das associações de pais, desde logo contribuindo para a reposição da verdade.
Nesse sentido anexo abaixo como divulgação, o desmentido proveniente do Ministério da Educação.
Saudações Associativas,
José Manuel Barros
Secretário do CE da Confap CONFAP - CONFEDERAÇÃO NACIONAL DAS ASSOCIAÇÕES DE PAIS
Rua Carlos José Barreiros, N.° 16 Cave
1000-088 LISBOATelefone: 218 471 978 - Fax: 218 471 980
ANEXO:

Desmentido
O Ministério da Educação desmente um texto do Diário de Notícias, publicado na edição de terça-feira, dia 11 de Novembro, assinado por Pedro Sousa Tavares, que se baseava na existência de “uma professora de Educação Visual do 1.º e 2.º ciclo”, e já induziu em erro outros comentadores, como Manuel A. Pina, no Jornal de Notícias de hoje.
Segundo o exemplo, avançado por Carlos Chagas, dirigente do Sindicato Independente e Democrático dos Professores, esta professora teria “seis turmas da sua área, mais uma de Formação Cívica, uma de Área Projecto, outra de Jornalismo”, que totalizariam assim nove turmas, e ainda daria apoio ao enriquecimento curricular.
Com 193 alunos, “só na definição dos objectivos individuais dos alunos, que têm de ser entregues à direcção escolar e ao seu departamento, vai fazer 1456 fotocópias. Ao longo do ano vai introduzir manualmente 17.377 registos em documentos oficiais.
E como também é directora de turma, conta participar em 91 reuniões”, acrescentava-se no artigo em causa.
Ora, na realidade, esta professora-tipo não existe, uma vez que não existem “professoras de Educação Visual do 1.º e 2.º ciclo”, nem tão pouco esta disciplina. Ou seja, todo o raciocínio que se explana no artigo assenta numa premissa que simplesmente não existe.
O que existe é a disciplina Educação Visual e Tecnológica (EVT), que é leccionada no 2.º ciclo, simultaneamente por dois professores.
Depois, as turmas de Formação Cívica e Área de Projecto são as mesmas de EVT, o que, mesmo acrescentando a de Jornalismo, daria um total de sete, e não de nove turmas – com as aulas de EVT dadas em simultâneo com outro colega, repita-se.
Outro erro é a menção aos “objectivos individuais do aluno” – não existem. Os que existem são relativos aos professores.
Os resultados dos alunos só são considerados em termos globais. Logo, não terá de fazer as mencionadas 1456 fotocópias por esta razão. Em todo o caso, e entre outros erros menores, o que importa apontar é que mesmo que a situação existisse não derivaria do processo de avaliação.

Sem comentários:

DOCUMENTOS DA APEE - AFGC

LIVROS NEE




Associação de Pais e Encarregados de Educação

RECOMENDAÇÕES DA GRIPE A

Video