sábado, 29 de novembro de 2008

Literatura Infantil e Tradição Oral: que desafios para a Escola?












Hoje realizou-se no Auditório Municipal de Chaves, o workshop sob o tema: "Literatura Infantil e Tradição Oral: que desafios para a Escola?", tendo como orador o Doutor Alexandre Parafita (Escritor e investigador/UTAD e Centro de Tradições Portuguesas da Universidade de Lisboa.


Com uma vasta obra de livros infantis e infanto-juvenis, o autor realça que "A criança de hoje cresce dominada ou moldada pela cultura dos media, especialmente a televisão. Por sua vez, muita da literatura infantil tende a reflectir essa mesma cultura, ao aparecer excessivamente estereotipada em relação aos modelos do imaginário propostos pelos media.


Será que é possível reequilibrar esse excesso, com a reutilização de alguns dos melhores recursos da literatura oral tradicional: a educação da sensibilidade, o estímulo da imaginação, o respeito pela identidade e pela memória?"


Organizado pelo Departamento Curricular do 1º CEB e da Biblioteca Escolar do Caneiro, de modo especial pelas Professoras Adosinda Pires e Maria José Domingues.


Iniciou-se com as boas vindas dadas pelo Presidente do Conselho Executivo do Agrupamento Vertical Dr. Francisco Gonçalves Carneiro, o Professor Fernando Dias e respectivo agradecimento ao convidado de honra.
Estiveram também presentes o vice presidente Francisco Santos que apoiou os organizadores nos trabalhos de preparação do Workshop e o director do novo Centro de Formação, o professor Altino. Seguiu-se a intervenção do Doutor Alexandre Parafita começando por agradecer à organização, Departamento Curricular do 1.º CEB e Biblioteca Escolar do Caneiro o facto de o terem convidado.

Seguiu-se a exposição do Doutor Alexandre Parafita onde teceu diversas considerações relativas às suas obras, tendo lido alguns dos textos - contos/lendas e poesia - bem como reafirmou que os textos tipicamente orais são muito ricos para formar a criança e os comportamentos são sensíveis na realidade onde estão inseridas. Finalizando fica o desejo de visitar os lugares mágicos das lendas e a influência da literatura oral tradicional é hoje bastante notória.

Após um curto intervalo, onde se puderam adquirir algumas das obras do autor e depois de uma sessão de autógrafos, reiniciou-se o Workshop com um espaço para o debate. Foi moderador o director do jornal "A Voz de Chaves", Paulo Chaves´.

A Presidente da Assembleia Geral da Associação de Pais/Encarregados de Educação do nosso Agrupamento, Manuela Tender, interveio no sentido de agradecer ao autor o facto de nos ter proporcionado momentos tão mágicos e referiu os livros do autor como literatura de interesse para todos os graus de ensino.

Foi uma manhã bem passada que nos transportou aos tempos aureos da nossa infância e nos fez recordar as tão belas histórias de princípes e princesas, de lobos, de raposas, de pássaros... que com saudade recordamos.


A Associação de Pais e Encarregados de Educação deste Agrupamento esteve presente nas pessoas da Vice-Presidente Paula Fátima Lobo e pela Presidente da Assembleia Geral Manuela Tender.


BEM HAJAM! Por esta iniciativa.


Os nossos agradecimentos a todos os intervenientes.


Sem comentários:

DOCUMENTOS DA APEE - AFGC

LIVROS NEE




Associação de Pais e Encarregados de Educação

RECOMENDAÇÕES DA GRIPE A

Video