sexta-feira, 28 de novembro de 2008

SOCIEDADE CIVIL

Caro Parceiro do Sociedade Civil,

As novidades implementadas para dar ao SC uma nova cara e um arranque renovado em Setembro estão a dar frutos.
Continuem a enviar os vossos contributos, estarei disponível via telemóvel (91 253 26 31).
O Sociedade Civil quer mais uma vez recordar que a vossa ajuda é preciosa. Lembre-se que este programa só pode construir-se e só faz sentido com a sua participação e os seus conhecimentos. Aqui vai em baixo a grelha da semana 120 a qual aguardo as vossas sugestões de convidados, perspectivas e ângulos de reportagens.
Lembramos também que existe uma agenda dos parceiros construída com base nos vossos eventos, conferências, acções de sensibilização, campanhas e efemérides. Envie-nos estas informações com a maior antecedência possível para que possamos marcar os apontamentos de agenda ou pensarmos em temas para futuros programas.
Não se esqueçam de enviar sugestões de temas que gostariam de ver abordados no Sociedade Civil. Mas enviem com a maior brevidade possível.
Lembro-vos que agendamos temas com pelo menos com15 dias antes.
Terça-feira, 2 Dezembro

Planeamento urbanístico: o que falha?

Numa altura em que qualidade de vida é sinónimo de melhor arquitectura, mais espaço público, redes viárias e acessibilidades reforçadas, de que forma é pensado o futuro das cidades?
Qual o papel das autarquias e das próprias juntas de freguesia neste contexto?
A realidade mostra-nos que as cidades crescem ao sabor de planos de urbanização pensados para um horizonte temporal de curto e médio prazo, sem aparente pensamento global e estratégia urbanística que projecte a realidade urbana para o futuro mais distante.
Resultado: cidades impessoais, sem espaços de fruição pública, pejadas de veículos, inviáveis.
Quarta-feira, 3 Dezembro

A moda da sopa

Há duas gerações a sopa era um ritual nas mesas dos portugueses. Na última década, que coincide com a entrada da fast-food em Portugal, a sopa deixou de ser importante nas refeições.
Hoje, com as cadeias alimentares a apostarem no negócio das sopas, acabou por se (re) instalar e virar moda. Veio para ficar?
Vamos neste SC perceber quais os benefícios da sopa na alimentação contemporânea, desde a dos mais novos até à dos mais seniores.
Saiba todas as razões pelas quais deve comer um prato de sopa todos os dias.
Quinta-feira, 4 Dezembro

O que vai mudar nas escolas?

Com tantos avanços e recuos do Ministério da Educação e dos representantes dos professores e dos alunos/pais, afinal o que é que vai mudar nas escolas portuguesas em 2009?
Neste início de Dezembro, entre os últimos testes e o início das férias, é da mais absoluta importância fazer um ponto de situação e explicar aos portugueses o que é que podem esperar do sistema de ensino.
Será que o “braço de ferro” entre Ministério de Educação e professores acaba?
O que pensam os professores, os alunos e os pais destas medidas? As vozes da sociedade civil irão clarificar e avaliar este processo.
Sexta-feira, 5 Dezembro

Doenças reumáticas

As doenças reumáticas, numa das suas muitas formas, atingem mais de três milhões de portugueses. São a principal causa de incapacidade temporária, baixa laboral e reforma antecipada.
Apesar desta dimensão de flagelo, existem apenas 50% dos especialistas em reumatologia necessários para as necessidades da população. As vagas que abrem não são as suficientes.
As doenças reumáticas não matam sendo, por isso, muitas vezes esquecidas. Mas o diagnóstico e tratamento atempados podem reduzir, e muito, o impacto económico e social destas maleitas.

Teresa Basso
www.companhiadeideias.com
Av. A. A. Aguiar, 150F – 2.º Esq. – 1050-021 Lisboa
Tel.: 213805168 • Fax: 213805169 • Telm.: 91 253 26 31

Sem comentários:

DOCUMENTOS DA APEE - AFGC

LIVROS NEE




Associação de Pais e Encarregados de Educação

RECOMENDAÇÕES DA GRIPE A

Video