sábado, 31 de janeiro de 2009

Como ajudar o meu filho a respeitar regras

Reportagem no “JORNAL DE CASCAIS” – Edição de 09/12/2008
Prevenção nas escolas do ConcelhoContra o uso de drogas 'Coisas de todos nós'Para responder às preocupações de pais e encarregados de educações na área do con­sumo de substâncias psico-activas como álcool, cannabis e drogas sintéticas, entre outras, está em curso o projecto 'Coisas de todos nós'. Uma parceria entre a Câmara Municipal de Cascais (CMC) e diversas enti­dades que procura desenvolver um traba­lho preventivo com os agentes educativos, na escola e espaços comunitários.
Promover uma intervenção em rede que envolva a co­munidade educativa concelhia e incrementar um tra­balho de prevenção e informação contra o uso das drogas nas escolas do concelho com todos os intervenientes, é o principal objectivo do projecto. 'Coisas de todos nós' traduz-se na realização de diversas acções dinâmicas, onde todos são convidados a participar e onde a opinião de cada um conta. O projecto está a ser promovido durante o presente ano lectivo pela Federação das Associações de Pais de Cascais em parceira com a CMC, a Fundação Portuguesa para o Es­tudo Prevenção e Tratamento das Toxicodependências, Agrupamentos e Escolas e o Ministério da Educação.
Em dis­cussão nas sessões a realizar nas várias escolas do concelho - já iniciadas com a sessão 'Adolescência e Comportamen­tos de Risco', na Escola Salesiana de Manique - estão temas como a adolescência e o comportamento de risco, preven­ção das dependências, autonomia e responsabilidade, entre outros, destinados a pais e ncarregados de educação dos alunos dos 2.0 e 3.0 ciclos do ensino básico e ensino se­cundário. Nestas sessões enquadra-se o recurso ao teatro de inter­venção com a peça 'Sabes dizer não', para pais e encar­regados de educação de alunos do 3º ciclo e secundário, e 'Como ajudar o seu filho respeitar as regras', para pais e encarregados de educação dos alunos dos 2º e 3º ciclos do ensino básico.
Para pais com filhos mais jovens e edu­cadores de infância foi já realizada uma acção com recurso à técnica de teatro-debate onde a propósito da peça 'De pequenino é que se torce o pepino' foram debatidas ques­tões como os limites como agentes preventivos, o auto-con­trolo e autodisciplina da criança, a consistência dos pais, a linguagem da auto-estima, a comunicação entre pais e fi­lhos e saber lidar com a frustração.
CONVITE
A todos os Pais e Encarregados de Educação do Agrupamento de Escolas da Alapraia
É já na próxima semana o 2º evento ligado ao Projecto “Coisas de Todos Nós” na nossa Escola.
E este é dirigido aos Pais e Encarregados de Educação de todo o Agrupamento, ou seja, não só para os dos 2º e 3º Ciclos, como também para os do 1º Ciclo e do Jardim-de-infância.
Por isso, reservem umas horinhas do seu dia, na próxima 4ª feira, dia 4/02/2009, e venham à Escola da Alapraia às 19:00 hrs. debater o tema: “Como ajudar o meu filho a respeitar regras” Vão ver que vai valer a pena!
Estaremos a vossa espera…
A APEEA

Sem comentários:

DOCUMENTOS DA APEE - AFGC

LIVROS NEE




Associação de Pais e Encarregados de Educação

RECOMENDAÇÕES DA GRIPE A

Video