quarta-feira, 28 de janeiro de 2009

Projecto de programas de Português em discussão pública até 22 de Fevereiro


O projecto de Programas de Língua Portuguesa para o Ensino Básico (1.º, 2.º e 3.º ciclos) foi colocado em consulta pública pela Direcção-Geral de Inovação e Desenvolvimento Curricular (DGIDC) – ver:
Os pareceres deverão ser enviados para equipadeportugues@dgidc.min-edu.pt, até ao dia 22 de Fevereiro de 2009. A equipa de autores foi coordenada por Carlos Reis (ver currículos infra). Os pareceres resultantes da consulta pública serão analisados e entregues aos autores, para integração das correcções tidas por consensuais.
Informação de apoio
A revisão dos programas de Língua Portuguesa para o Ensino Básico surge integrada num conjunto de medidas tomadas para qualificar o ensino do Português (ver dossier Língua Portuguesa em http://sitio.dgidc.min-edu.pt/linguaportuguesa/Paginas/default.aspx).
Uma das mais mediáticas foi a Conferência Internacional sobre o Ensino do Português, que reuniu em Lisboa mais de 500 docentes e especialistas, em Maio de 2007 (ver http://www.dgidc.min-edu.pt/conferenciaportugues/home.htm).
As suas conclusões serviram de ponto de partida para uma discussão alargada em torno do ensino da língua e para delinear as linhas orientadoras da revisão que se pretendia encetar. A DGIDC convidou o comissário desta conferência, Carlos Reis, para constituir e coordenar a equipa que procedeu à revisão dos programas de Língua Portuguesa do ensino Básico. Foram também convidados vários consultores, entre os quais estão especialistas das várias áreas do ensino superior e docentes de Língua Portuguesa:
Ana Cristina Macário Lopes, Helena Buescu, Inês Duarte, Inês Sim‑Sim, Isabel Alçada, Isabel Margarida Duarte, Isabel Rocheta, José Augusto Cardoso Bernardes, Lídia Jorge, Luísa Álvares Pereira, João Costa, Maria Armanda Costa, Olívia Figueiredo, Rui Vieira de Castro e Vítor Aguiar e Silva.
Foram entregues à equipa de trabalho vários estudos, coordenados pela DGIDC, que contextualizam a realidade a que se destinam os programas, em termos de desempenho dos alunos, diagnóstico de dificuldades, posição dos docentes em relação aos documentos orientadores, perspectiva diacrónica dos programas de língua portuguesa no último século e estudo comparativo com outros países membros da Organização para a Cooperação e o Desenvolvimento Económico no que se refere ao ensino da língua de escolarização.
Todos estes estudos preparatórios estão acessíveis em:
Além dos membros individuais mencionados, o Conselho Consultivo integra também representantes da Agência Nacional para a Qualificação, das associações Portuguesa de Editores e Livreiros, Portuguesa de Linguística e de Professores de Português, da Confederação Nacional das Associações de Pais, do Gabinete de Avaliação Educacional, do Instituto Camões e dos Serviços de Educação Especial e do Apoio Sócio-Educativo.
Currículos dos autores do documento Carlos Reis (coordenador) é professor catedrático da Universidade de Coimbra. De 1998 a 2002 foi director da Biblioteca Nacional; foi presidente da Comissão para o Bicentenário de Almeida Garrett (1999-2000), da Comissão Nacional do Centenário da Morte de Eça de Queirós (2000-2001) e da Associação Internacional de Lusitanistas (1999-2001). É doutor honoris causa pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, comendador da Ordem de Isabel la Católica, comendador da Ordem de Sant’Iago da Espada, sócio grande benemérito do Real Gabinete Português de Leitura do Rio de Janeiro e sócio correspondente da Academia Lusíada de Ciências, Letras e Artes de São Paulo. Em 1996 recebeu o Prémio Jacinto do Prado Coelho da Associação Internacional de Críticos Literários; em 2001 foi distinguido com o prémio Multimédia XXI, pelo CD ROM Vida e Obra de Eça de Queirós. Dirige a Edição Crítica das Obras de Eça de Queirós e a História Crítica da Literatura Portuguesa. Publicou mais de uma dezena de livros, em Portugal e no estrangeiro (Espanha, Alemanha, França e Brasil). É reitor da Universidade Aberta.
Ana Paula Dias é licenciada em Línguas e Literaturas Modernas pela Faculdade de Letras de Lisboa, com pós-graduação em Estudos Portugueses pela Universidade Aberta e mestrado em Estudos Portugueses Interdisciplinares, pela mesma Universidade. É professora da Escola Secundária José Cardoso Pires, tendo sido orientadora de estágio para a Universidade Autónoma de Lisboa e para a Faculdade de Letras de Lisboa. Das obras que publicou destacam-se: Para uma Leitura de Amor de Perdição, de Camilo Castelo Branco (1996), Para uma Leitura do Auto da Índia, de Gil Vicente (1997), Para uma Leitura das Viagens na Minha Terra, de Almeida Garrett (1997), Para uma Leitura do Auto da Alma, de Gil Vicente (1999) e Para uma Leitura de Camões, Dona Branca e Romanceiro, de Almeida Garrett (1999). Assunção Themudo Caldeira Cabral é licenciada em Filologia Românica e mestre em Linguística Portuguesa Descritiva. Ao longo da sua carreira exerceu, entre outras, as seguintes funções, a par do ensino: orientadora pedagógica; coordenadora do grupo de trabalho «Escolas» do Projecto Minerva da Faculdade de Ciências de Lisboa; assistente do Núcleo de Avaliação da Universidade Aberta; colaboradora no Gabinete de Avaliação Educacional (GAVE); formadora da Malha Atlântica; co-autora de cursos on-line para professores do Secundário e do Básico «Navegar no Português», do DES-ME; orientadora e co-autora do projecto on-line «DIDATIC»; co-autora do CD A Cidade do Faz-de-Caso; consultora e/ou colaboradora em projectos da União Europeia que envolvem e-learning; integra também a equipa coordenadora do projecto GramaTICª.pt, da DGIDC.
Encarnação Silva é mestre em Linguística (especialidade Teoria do Texto) e professora adjunta da Escola Superior de Educação de Lisboa. Tem desenvolvido trabalho de investigação nas áreas da Linguística Textual e das Metodologias de Ensino da Língua Portuguesa no 1.º Ciclo do Ensino Básico. É autora de diversos artigos e comunicações nestes domínios. Possui também experiência de leccionação no 1.º e no 2.º Ciclos do Ensino Básico, bem como na formação inicial e na formação contínua de professores. Colaborou como consultora e formadora no projecto de formação de formadores de professores do ensino primário na República de Angola. É formadora de formadores no âmbito do Programa Nacional do Ensino do Português.
Filomena Viegas é licenciada em Filologia Românica, mestre em Linguística Portuguesa Descritiva e doutoranda em Didáctica – Linguística Aplicada. Professora de Português há 34 anos, é autora e formadora no domínio da utilização das Tecnologias de Informação e Comunicação aplicadas ao ensino do Português. Foi também co‑autora dos cursos de ensino a distância para o ensino secundário Navegar no Português (1999-2002; Ministério da Educação), do CD ROM para Língua Portuguesa, 1.º ciclo, A Cidade do Faz-de-Caso (2004; Ministério da Educação), do Programa de Língua Portuguesa – Português (2005; Ministério da Educação) e dos Cursos de Educação e Formação da Agência Nacional para a Qualificação. Desde Setembro de 2006 é responsável pelo GramáTICª.pt, um e-espaço a funcionar no sítio da DGIDC do Ministério da Educação.
Glória Bastos é professora auxiliar no Departamento de Ciências da Educação, da Universidade Aberta. Tem o doutoramento em Estudos Portugueses, com uma tese sobre a literatura dramática para crianças. É coordenadora do Curso de Mestrado em Gestão da Informação e Bibliotecas Escolares, na Universidade Aberta. Pertence ao Conselho Científico do Plano Nacional de Leitura e tem colaborado com o Gabinete da Rede de Bibliotecas Escolares. A sua actividade de investigação tem privilegiado questões ligadas ao ensino da literatura, à problemática do livro infantil e às bibliotecas escolares, campos nos quais tem publicado vários livros e artigos, tendo igualmente sido convidada para participar em diversos colóquios e seminários.
Irene Mota é professora do 1.º Ciclo do Ensino Básico. Possui especialização em Supervisão Pedagógica e Formação de Formadores e em Inspecção na Educação. Possui o grau de mestre em Supervisão Pedagógica e Formação de Formadores. Participou na equipa da formação do Território Educativo de Intervenção Prioritária e da Gestão Flexível do Currículo da escola de Marzovelos. Possui experiência na supervisão da prática pedagógica. É também formadora no âmbito do Programa Nacional do Ensino do Português no Agrupamento de Escolas de Marzovelos, em Viseu.
Joaquim Segura é licenciado em Línguas e Literaturas Modernas e concluiu a parte curricular do Mestrado em Literaturas Comparadas Portuguesa e Francesa. É professor da Escola Secundária de Dona Luísa de Gusmão onde foi assessor técnico‑pedagógico do Conselho Executivo, coordenador do Departamento de Línguas Estrangeiras, coordenador das Áreas Curriculares não Disciplinares e director de turma. Desenvolve actividades de formação no Movimento da Escola Moderna, associação da qual foi presidente. De 1995 a 2004 foi assistente requisitado da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas; de 1999 a 2005 integrou o Núcleo Executivo do Projecto Littera (Fund. Calouste Gulbenkian). É formador acreditado pelo Conselho Científico-Pedagógico da Formação Contínua. Publicou diversos artigos na “Revista Escola Moderna”. É co-autor do CD ROM Vamos Escrever – Projectos de Escrita Interactiva (Departamento de Educação Básica). Colaborou em: AMOR, Emília. (2004). Littera – Escrita, Reescrita, Avaliação. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian; NUNES, Irene F., ed. (2007). Horto do esposo. Edição crítica. Lisboa: Edições Colibri.
Mariana Oliveira Pinto é docente da área científica de português na Escola Superior de Educação de Viseu, desde 1996. Possui o grau de mestre em Supervisão Pedagógica em Ensino do Português pela Universidade do Minho e desempenhou funções na área da formação de educadores e professores do 1.º Ciclo do Ensino Básico (formação inicial e formação contínua) e do 2.º Ciclo do Ensino Básico (formação inicial e orientação de estágio). Desenvolveu investigação nas áreas do ensino da leitura e da escrita e do ensino da gramática no 2.º CEB, sendo autora de várias publicações nessas áreas. Presentemente é formadora de formadores no âmbito do Programa Nacional do Ensino do Português do núcleo regional de Viseu.

in http://www.confap.pt/desenv_noticias.php?ntid=1150

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