terça-feira, 27 de janeiro de 2009

SOCIEDADE CIVIL

Caro Parceiro do Sociedade Civil,
O Sociedade Civil quer mais uma vez recordar que a vossa ajuda é preciosa. Lembre-se que este programa só pode construir-se e só faz sentido com a sua participação e os seus conhecimentos. Aqui vai em baixo a grelha da semana 127 a qual aguardo as vossas sugestões de convidados, perspectivas e ângulos de reportagens.
Lembramos também que existe uma agenda dos parceiros construída com base nos vossos eventos, conferências, acções de sensibilização, campanhas e efemérides. Envie-nos estas informações com a maior antecedência possível para que possamos marcar os apontamentos de agenda ou pensarmos em temas para futuros programas.
Não se esqueçam de enviar sugestões de temas que gostariam de ver abordados no Sociedade Civil. Mas enviem com a maior brevidade possível. Lembro-vos que agendamos temas com pelo menos com15 dias antes.
Segunda-feira, 02 de Fevereiro
Vem aí a lei do sal?
Já este ano foi entregue na AR, via PS, uma proposta de lei para regular a utilização de sal na confecção de pão e nos produtos pré-embalados. A proposta é de 1,4 gramas por 100 gramas de pão. A proposta, já contestada, tem como objectivo aproximar-nos dos níveis salinos dos países da UE. O argumento é que Portugal tem, actualmente, uma das maiores taxas de mortalidade por AVC da Europa, havendo provas de que a ingestão excessiva de sal pode provocar lesões directas no sistema cardiovascular e em outros órgãos, associando-se por esse facto ao aumento do risco de acidentes cardiovasculares e de mortalidade global.
Terça-feira, 03 Fevereiro
Casar com um muçulmano é um perigo?
“Pensem duas vezes antes de casarem com um muçulmano” – com estas declarações o cardeal patriarca de Lisboa, D. José Policarpo abriu uma brecha no diálogo inter-religioso. Há algum fundo de verdade neste conselho do Cardeal Patriarca? A religião islâmica é tendencialmente machista? Ou é apenas um preconceito do Ocidente cristão? O Irão definiu na sua constituição que a vida de uma mulher vale metade da de um homem e que não é crime bater o marido bater numa mulher? No Paquistão a mulher adúltera pode ser punida com a morte às mãos de um familiar. E em Portugal, há algum reflexo destas correntes islâmicas na comunidade que aqui vive?
Quarta-feira, 04 Fevereiro
Grandes obras públicas: solução ou endividamento?
É possível afirmar com rigor que as gerações futuras ficarão a braços com dívidas gigantescas por causa de obras como o aeroporto de Alcochete e o TGV? Os cálculos que apontam nesse sentido têm em conta o retorno que estes empreendimentos podem trazer para o país? Suspender o TGV implicaria perder 383 milhões de fundos comunitários e há quem insista na ideia de que da totalidade do projecto 45% será financiado por investidores privados. Quando se aproxima a abertura do concurso público internacional para construção e exploração do aeroporto, o SC traz o tema para debate. Como vamos pagar? Que vantagens teremos? De que forma irá mudar a organização do território.
Quinta-feira, 05 Fevereiro
Viciados em SMS
Um português envia em média 140 mensagens instantâneas por mês. Durante o terceiro trimestre do ano passado foram enviadas 6.000.000 de mensagens. O paradigma da comunicação entre os portugueses mudou radicalmente: menos contacto directo (mesmo por voz), comunicação abreviada e, sobretudo nos jovens, um novo léxico de abreviaturas e neologismos. Que influência tem esta forma de comunicação nas relações inter-pessoais? E nos adolescentes em idade escolar? Afecta o seu desempenho? As explicações, sem SMS, no Sociedade Civil.
Sexta-feira, 06 Fevereiro
Saúde Infantil – guia para pais e educadores
Em casa ou na escola, tudo pode acontecer a uma criança: quedas, gripes, indisposições, alergias, alterações no sono, intoxicações alimentares, acidentes fatais ou apenas birras. No Sociedade Civil de hoje vamos elaborar uma lista exaustiva de conselhos práticos para pais e professores de forma a poderem lidar o melhor possível com os imprevistos.
As respostas serão dadas, como sempre, pelos especialistas mais indicados de cada área.
Teresa Basso
Av. A. A. Aguiar, 150F – 2.º Esq.
– 1050-021 Lisboa
Tel: 213805168
• Fax: 213805169
• Mov: 91 253 26 31

Sem comentários:

DOCUMENTOS DA APEE - AFGC

LIVROS NEE




Associação de Pais e Encarregados de Educação

RECOMENDAÇÕES DA GRIPE A

Video