quarta-feira, 7 de janeiro de 2009

V Encontro Concelhio de Associações de Pais - Loures

A EDUCAÇÃO DOS MEUS FILHOS

No momento presente, quando a Educação é notícia frequente, pela degradação das escolas, pela redução do pessoal, pelas reformas educativas ou pelo clima de indisciplina, insatisfação ou revolta, muitos de nós se interrogam como isto vai passar e quando.
Dentro dos que se interrogam, as mães, os pais e as famílias das crianças e jovens, e os seus representantes, as Associações de Pais, questionam como continuar a sua participação activa e que sentido deve tomar.
Desde sempre, as Associações de Pais disseram Presente porque sabem que contribuem com um outro olhar para a Educação, diferente de todos os outros actores do sistema educativo e da sua acção, surgem resultados positivos.Uma análise incisiva e critica mas sempre construtiva, mostrou a todos os que estão envolvidos no sistema educativo, que somos parceiros activos e fundamentais.
Obviamente que haverá sempre um caminho a percorrer, que neste momento também passa pela abertura das Escolas às comunidades onde estão inseridas, aspecto que não tem tido grande visibilidade, mas é de grande importância.
É pois neste contexto que se colocam novos desafios. As famílias, mães e pais têm a particularidade de serem parte activa nas comunidades onde vivem e nas escolas que os seus filhos frequentam. Dois papéis demasiado importantes e por onde passa obrigatoriamente a ligação Escola-Comunidade.
Esta é a razão, analisado pelo lado da Comunidade e das suas interacções e, as ligações à Escola que obrigam a uma relação mais envolvente.

PROGRAMA
17 de Janeiro 2009
Antigo Cinema de Loures

9h30 - Recepção e Entrega de Documentação
9h45 - Sessão de Abertura
10h10 - Intervalo
10h30 - Debate 'A Família e a Comunidade'
13h - Almoço
14h30 - Debate 'A Família na Escola'
17h - Intervalo
17h15 - Resumo dos trabalhos
17h30 - Encerramento

CONVIDADOS
Ministra da Educação
Presidente da Câmara Municipal de Loures
Presidente da Confap
Director Regional de Educação de Lisboa
Vereador do Pelouro Sócio-Cultural da Câmara Municipal de Loures
INSCRIÇÕES:
Tlm. 913 806 530 / fapeloures@gmail.com
agradecemos confirmação até 9 de Janeiro
Almoço oferecido pela C. M. Loures
FEDERAÇÃO DAS ASSOCIAÇÕES DE PAIS E ENCARREGADOS DE EDUCAÇÃO DO CONCELHO DE LOURES

Sem comentários:

DOCUMENTOS DA APEE - AFGC

LIVROS NEE




Associação de Pais e Encarregados de Educação

RECOMENDAÇÕES DA GRIPE A

Video