sexta-feira, 9 de janeiro de 2009

Curso de Especialização em Mediação de Conflitos em Contexto Escolar

3ª EDIÇÃO APRESENTAÇÃO:
A violência tem estado presente na nossa sociedade ao longo dos tempos, seja de forma directa, nos conflitos bélicos, seja mediante a violência estrutural e cultural que dá origem a situações de humilhação, de discriminação, de exclusão e mesmo de vitimização.
Assistimos a uma cultura de violência que sobressai nos modos de interagir dos indivíduos: adultos, jovens ou crianças. Para inverter esta tendência nas sociedades democráticas torna-se necessário desenvolver uma educação para a convivência e para gestão positiva dos conflitos, afim de se construir uma cultura de paz, de cidadania e de sã convivialidade. Esta é uma realidade à qual as Escolas em geral não escapam e que tem vindo a afectar o seu funcionamento harmonioso.
Na Escola, enquanto espaço relacional, interessa educar nos princípios, habilidades e técnicas da mediação de conflitos, dando assim forma à figura do mediador escolar, e apoiando, concomitantemente, a configuração de equipas e redes de mediação.
A Mediação Escolar é um meio de diálogo e de reencontro interpessoal, de transformação e resolução dos conflitos, em que um terceiro, neutro e imparcial, auxilia os indivíduos a comunicar, a negociar e a alcançar compromissos mutuamente satisfatórios.
A Escola encontra na Mediação uma abordagem para a transformação criativa dos conflitos, aceitando aproveitá-los como uma oportunidade de crescimento e mudança, um potencial educativo e de formação pessoal para a resolução dos problemas da vida, actuais e futuros.
Preparar os actores da comunidade educativa segundos os princípios da mediação significa não só fomentar uma melhor convivência na escola mas também potenciar uma sociedade civil activa e cívica.
COORDENAÇÃO:
Prof. Mestre Elisabete Pinto da Costa - Directora do Instituto de Mediação da ULP
OBJECTIVOS:
􀀹 Reconhecer a mediação na escola como um instrumento transformação dos conflitos;
􀀹 Perceber a mediação como estratégia de intervenção precoce sobre fenómenos de conflitualidade, de incivilidade e de violência;
􀀹 Enquadrar a mediação na formação pessoal no domínio da resolução de problemas e da educação para os valores;
􀀹 Motivar para a vertente transdisciplinar da gestão e mediação dos conflitos;
􀀹 Desenvolver competências básicas necessárias à gestão e mediação de conflitos;
􀀹 Aprender técnicas para mediar conflitos e saber intervir como mediador;
􀀹 Adquirir conhecimentos sobre a implementação e funcionamento de programas de mediação escolar e planos de convivência.
DESTINATÁRIOS:
Professores dos Ensinos Básico e Secundário, Professores de Educação Especial, Professores de Formação Profissional e Professores do Ensino Recorrente de Adultos, Educadores, Psicólogos, Psicopedagogos, Sociólogos, Assistentes Sociais, Animadores Sociais e Culturais, Mediadores, Técnicos de Acção Educativa, e ainda outros Profissionais interessados no tema.
DOCENTES E ORIENTADORES DE SEMINÁRIOS:
􀀹 Prof. Doutora Maria das Dores Formosinho - docente Professora Catedrática da Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade de Coimbra; Coordenadora do Departamento de Psicologia e do Curso de Psicopedagogia Clínica da ULP
􀀹 Prof. Doutor João Amado - docenteProfessor Associado da Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade de Coimbra; Doutorado em Ciências da Educação pela Universidade Nova de Lisboa; Autor de várias obras sobre a violência na escola e responsável por inúmeras acções de formação sobre esta problemática
􀀹 Prof. Doutor Juan Carlos Torrego - seminárioDoutorado em Ciências da Educação pela UNED; Professor Titular do Departamento de Didáctica da Universidade de Alcalá; Director do Curso de Terceiro ciclo universitário em “Mediação e resolução de conflitos em instituições educativas”; Director do Projecto “Mediação e tratamento de conflitos desde um modelo integrado” implementado em três Comunidades autónomas: Madrid, Castilha de la Mancha e Navarra
􀀹 Professor Doutor Ruben Pereira - seminárioDoutorado pela Universidade de Vigo em Didácticas Especiais; Membro do Conselho Científico do Observatório de Políticas de Educação e de Contextos Educativos; Investigador da UI&D Observatório de Políticas de Educação e de Contextos Educativos, acreditada pela FCT; Professor do Programa de Doutoramento em Educação – Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, 2008
􀀹 Mestre Elisabete Pinto da Costa - docenteDocente Universitária; Mediadora; Coordenadora do Projecto de Mediação Escolar do IMULP; Responsável pela área da mediação do “Espaço Convivência” ANP-ULP; doutoranda em Educação; Orientadora e Supervisora de estágios em mediação; Vice-Presidente do Conselho de Ética e Deontologia da Associação de Mediadores de Conflitos; Formadora acreditada pelo CCFC
􀀹 Mestre Susana Robalo - seminárioPsicóloga, Mediadora, Formadora, Orientadora e Supervisora de estágios em mediação, Membro da Associação de Mediadores de Conflitos (AMC)􀀹 Dr. Fernando Rosinha - seminárioMestre de Conferências do Conservatório Nacional das Artes e Profissões (CNAM) em Paris, Mediador de conflitos, especialidade em mediação familiar e escolar.
􀀹 Dr. José Paulo Rodrigues dos Santos - docenteProfessor de Português e Francês do Ensino Básico e Secundário; Doutorando em TIC em Educação na Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa; Curso de Especialização em Mediação Escolar na ULP; Treino de Comunicação Não-violenta; Autor do blogue “Comunicação Não violenta” e “Mediadores na escola”; formador acreditado pelo CCFC
􀀹 Dra Liliana Almeida – docentePsicopedagoga, Doutoranda em Desenvolvimento Psicológico, Família Educação e intervenção; Curso de Especialização em Mediação Escolar na ULP; Colaboradora do IMULP nos programas de mediação escolar entre pares; Responsável pela área de psicopedagogia no “Espaço Convivência” ANP-ULP; formadora acreditada pelo CCFC
􀀹 Dra Renata Teles - docentePsicóloga, Doutoranda em Avaliação e Orientação na Educação; Pós-graduada em Relação de ajuda; Curso de Especialização em Mediação Escolar na ULP e formadora acreditada pelo CCFC PLANO DE ESTUDOS
Módulo I
Os problemas de convivência na escola: conflito, indisciplina e violência na escola(Analisar os problemas de convivência escolar e conhecer propostas de intervenção; relacionar a convivência com a disciplina e estudar a tipologia dos conflitos).
Módulo II
Paradigmas de resolução de conflitos(Relacionar modelo impositivo - modelo cooperativo; analisar as propostas de gestão e resolução de conflitos, com enfoque na negociação integrativa).
Módulo III
A mediação(Conhecer a esfera da mediação, os modelos de mediação, os princípios, as características, os objectivos e os limites; entender a perspectiva cidadã da mediação).
Módulo IV
A mediação escolar(Identificar os objectivos específicos da mediação escolar; os modelos e tipos de mediação no ensino básico e secundário; entender a utilidade e as vantagens da mediação para a escola na resolução e transformação dos conflitos interpessoais; perceber a mediação em contexto educativo como um processo de intervenção, simultaneamente, com função preventiva primária e de intervenção precoce).
Módulo V
O mediador de conflitos na escola(Saber ser um terceiro – competências, princípios de actuação, co-mediação- ao nível da mediação formal e das actividades de mediação).
Módulo VI
Técnicas, ferramentas e fases do processo de mediação(Identificar e praticar o processo de mediação, as estratégias e as ferramentas; Treinar a comunicação na mediação e a comunicação não-violenta).
Módulo VII
A Escola, a família e a comunidade(Trabalhar a relação e interferência entre os contextos familiares, comunitários e escolar; Conhecer as variantes da mediação: mediação familiar e mediação comunitária).
Módulo VIII
Programas de mediação e planos de convivência(Conhecer os princípios e critérios que subjazem à implementação de programa de mediação escolar e a sua articulação com a organização da escola; reconhecer as implicações e exigências dos programas de mediação escolar, nomeadamente dos programas integrados em planos de convivência).
Módulo IX
A mediação em acção(Aprofundar a prática da mediação e trabalhar os aspectos organizativos de um gabinete de mediação na escola).
Seminários
Seminário I:
Observação e intervenção em contexto educativo.
Seminário II:
Tipos de mediação escolar.
Seminário III:
Mediação familiar e comunitária.
Seminário IV:
Modelo integrado de convivência na escola.
Seminário V:
Experiências de Mediação.
METODOLOGIA:
Expositiva e participativa através de análise de casos, brainstorming, visionamento de filmes e role-play.
Nº DE PARTICIPANTES: 25.
AVALIAÇÃO:
Factores de avaliação: assiduidade; qualidade de participação no contexto dos objectivos/efeitos a produzir e qualidade do trabalho final.
ACREDITAÇÃO PARA PROFESSORES:
Plano de Formação com 2,8 créditos - Registo nº CCPFC/ACC-54504/08.
DURAÇÃO:
90 horas (70h acreditadas e 20h de seminários).
CALENDÁRIO:
20 de Fevereiro a 18 de Abril de 2008.
HORÁRIO:
Sextas das 18h às 22h e sábados das 9h às 18h.
CONDIÇÕES DE ACESSO:
Licenciatura ou equivalente/ponderação de outros níveis académicos e qualificações profissionais.
CERTIFICAÇÃO:
Certificado de Curso de Especialização em “Mediação de Conflitos em Contexto Escolar” da ULP.LOCAL: Universidade Lusófona do Porto, Rua Augusto Rosa, nº 24, Porto.
CANDIDATURA:
A candidatura é apresentada na Secretaria de Pós-graduações da ULP ou em http://candidaturas.grupolusofona.pt/COL/index.html até ao dia 31 de Janeiro de 2009.
A candidatura formaliza-se em formulário próprio ou on-line, acompanhada de Curriculum Vitae, documento de identificação (BI ou Passaporte) e dos documentos que comprovem as habilitações académicas dos candidatos. Estes documentos podem ser entregues na Secretaria de pós-graduações ou enviados pelo correio.
Secretaria de Pós - graduações da ULP
Rua Augusto Rosa, 24
4000-098 PORTO
Sara Peixoto ou Patrícia Pinto
Tel. 22 207 3230 ; e-mail: sara.peixoto@ulp.pt;
INFORMAÇÕES:
Direcção de Marketing e Comunicação
Tel.: 22 207 32 32/30
«Mais informação sobre o curso, assim como documento de apresentação :
Apoio Institucional da Confap

Sem comentários:

DOCUMENTOS DA APEE - AFGC

LIVROS NEE




Associação de Pais e Encarregados de Educação

RECOMENDAÇÕES DA GRIPE A

Video