quarta-feira, 7 de janeiro de 2009

SOCIEDADE CIVIL

Caro Parceiro do Sociedade Civil,
O Sociedade Civil quer mais uma vez recordar que a vossa ajuda é preciosa. Lembre-se que este programa só pode construir-se e só faz sentido com a sua participação e os seus conhecimentos. Aqui vai em baixo a grelha da semana 124 a qual aguardo as vossas sugestões de convidados, perspectivas e ângulos de reportagens.
Lembramos também que existe uma agenda dos parceiros construída com base nos vossos eventos, conferências, acções de sensibilização, campanhas e efemérides. Envie-nos estas informações com a maior antecedência possível para que possamos marcar os apontamentos de agenda ou pensarmos em temas para futuros programas.
Não se esqueçam de enviar sugestões de temas que gostariam de ver abordados no Sociedade Civil. Mas enviem com a maior brevidade possível. Lembro-vos que agendamos temas com pelo menos com 15 dias antes.
Segunda-feira, 12 Janeiro
Pão nosso de cada dia
Que nutrientes tem este alimento que o tornam absolutamente fundamental para a Humanidade? Devemos comer pão todos os dias?
A acompanhar ou não as refeições?
E pão a mais, faz mal?Pão de trigo, de centeio, ázimo, broa de milho, pão de sementes… a oferta é muita: pré-cozinhado, congelado, já aparado, em bolas, carcaças, de forma, há pães para todos os gostos.
No entanto, a crise leva a que muitos optem por fazer o seu pão em casa. Descubra todo um mundo gastronómico à volta do pão, numa emissão onde olhamos também para o lado religioso, já que em varias crenças simbolizava o alimento do corpo e da alma e era usado como símbolo de partilha.
Terça-feira, 13 Janeiro
Os melhores hospitais para cada especialidade
O Hospital de S. João, no Porto, foi eleito como um dos melhores da Península Ibérica por uma auditoria independente que o comparou com outros 22 hospitais.
A eficiência das gestões pré-operatórias ou a baixa taxa de mortalidade e readmissões foram alguns dos aspectos tidos em conta. Um outro estudo, da Universidade Nova de Lisboa, coloca o H.S. João no 2º lugar, pertencendo o 1º ao Centro Hospitalar Lisboa Norte. Mas quando se fala de um bom hospital, em que pensam os pacientes?
Nos serviços clínicos, na eficiência dos equipamentos, nas listas de espera ou nos médicos que lá trabalham?
Como descobrir um bom hospital e como eleger os melhores no tratamento de determinadas patologias?
Quarta-feira, 14 Janeiro
Deve haver um provedor da criança?
Que realidades escondidas encontraria no território nacional um Provedor da Criança?
A Sociedade Portuguesa de Pediatria apelou agora ao Presidente da República e ao Governo para que seja criada em Portugal uma figura que existe já em 70 países: um Provedor da Criança. O Instituto de Apoio à Criança é o maior defensor desta ideia baseada no modelo norueguês, onde o Provedor da Criança é um “órgão próprio, independente e politicamente neutro”, que tem como prioridade a defesa das crianças, ouvindo-as. Afinal, deve ou não existir esta figura em Portugal?
Quinta-feira, 15 Janeiro
Ensino de condução prepara para as estradas?
Ter carta de condução não prepara os futuros condutores para os problemas que vão enfrentar na estrada. Quem o diz, em uníssono, são nada menos que o secretário de Estado da Protecção Civil e o presidente da Associação Portuguesa das Escolas de Condução. As aulas, sobretudo as práticas, estão desfasadas da realidade. Por exemplo, não permitem que o ensino decorra em auto-estradas e um candidato torna-se condutor sabendo que irá circular em locais onde não podia circular na véspera. Há ainda quem defenda que só depois de um rigoroso exame psicológico deveria ser atribuída a carta. Polémica q.b.? Vamos assistir, no SC de hoje.
Sexta-feira, 16 Janeiro
Chegar aos 100 anos com saúde
Existem no mundo pelo menos 88 pessoas com mais de 110 anos e a mulher mais velha do mundo, com 115 anos, é portuguesa e mora em Tomar. Também é português o segundo homem mais idoso da Europa, com 112 anos. Mas no clube dos centenários destaca-se o realizador Manoel de Oliveira, com 100 anos e ainda a trabalhar.
Um geriatra americano estudou uma localidade no Equador onde a maioria dos habitantes tem entre 90 e mais de 100 anos. A fórmula parece relativamente simples: não consomem bebidas alcoólicas e praticam sexo normalmente. Acima de tudo, são felizes. Será que está ao alcance de todos a capacidade de chegar aos 100 anos? E, mais importante, com saúde?
Teresa Basso

Av. A. A. Aguiar, 150F – 2.º Esq.
– 1050-021 Lisboa
Tel: 213805168 • Fax: 213805169 • Tlm: 91 253 26 31

Sem comentários:

DOCUMENTOS DA APEE - AFGC

LIVROS NEE




Associação de Pais e Encarregados de Educação

RECOMENDAÇÕES DA GRIPE A

Video