quarta-feira, 28 de janeiro de 2009

Ex.mo(a) Senhor(a)Presidente do Conselho Executivo / Director Pedagógico

Junto se envia, em anexo, documentação do Centro Interpretativo do Passeio Geológico da Foz do Douro, solicitando a V. Ex.a a respectiva divulgação junto dos docentes dessa escola.
O referido Centro está dedicado ao visionamento de um Documentário sobre o Complexo Metamórfico da Foz do Douro e actividades experimentais, fundamentalmente dirigidas ao público escolar.
Para mais informações, poderá ser consultada a seguinte página:
ou recorrer aos seguintes contactos:
(CMP):228349490, ext. 1784
pgfd@cm-porto.pt
Com os melhores cumprimentos
Zeferino Lemos
Director de Serviços de Apoio Pedagógico e Organização Escolar
DIRECÇÃO REGIONAL DE EDUCAÇÃO DO NORTE
Passeio Geológico da Foz do Douro
A cidade do Porto possui o privilégio de ter no seu perímetro urbano um conjunto de rochas de grande valor científico e pedagógico. Efectivamente, não é muito comum existir em meio urbano uma fonte de ciência e de ensino tão rica e pedagógica como é o Património Geológico presente na foz do Douro.Após uma proposta apresentada pelo Departamento de Geologia da FCUP, em 2001, a Câmara Municipal do Porto aprovou, em Assembleia Municipal de 09.10.2001, a classificação do Complexo Metamórfico da Foz do Douro como Património Natural Municipal. Esta classificação veio contribuir para a consciencialização dos cidadãos sobre a importância de tal património.
Os afloramentos da Foz passaram de simples pedras sem significado para fonte de conhecimento e de histórias.Os afloramentos do CMFD constituem um laboratório natural onde a compreensão dos fenómenos e processos geológicos se torna mais acessível. Este é, sem dúvida, um local privilegiado não só para os alunos do Ensino Superior, mas também, para os alunos dos Ensinos Secundário, Básico e até Primário, particularmente importante para as escolas da cidade e um elemento de trabalho para os professores na sua área de intervenção.
Devido às características e potencialidades deste Património Geológico foi criado, em 2005, o Passeio Geológico da Foz do Douro – percurso outdoor, onde os visitantes podem observar um diversificado registo geológico que se encontra descrito nos vários painéis explicativos colocados. Podem, ainda, observar exemplos da fauna e da flora do litoral da cidade do Porto.
No final do ano de 2008 foi criado o Centro Interpretativo do Passeio Geológico da Foz do Douro constituindo um complemento às visitas guiadas. Este espaço está dedicado ao visionamento de um documentário sobre o Complexo Metamórfico da Foz do Douro e a actividades experimentais, fundamentalmente dirigidas ao público escolar.
O Passeio Geológico da Foz do Douro e o seu Centro Interpretativo constituem espaços de divulgação e promoção da Ciência potenciando o aumento e desenvolvimento da cultura científica e fomentando, em particular, o gosto e interesse pelas Ciências Geológicas,sensibilizando o público para as questões ambientais e para a preservação, valorização e conservação do Património Natural.
As visitas guiadas ao Passeio Geológico da Foz do Douro são gratuitas e realizadas por monitores do Departamento de Geologia da FCUP, devendo ser marcadas previamente através da Câmara Municipal do Porto.
Para mais informações, os interessados podem consultar a página Web do projecto:
Contactos (CMP): 228349490, ext. 1784 pgfd@cm-porto.pt
Nota: Aconselha-se o uso de calçado adequado, chapéu e protector solar.

Sem comentários:

DOCUMENTOS DA APEE - AFGC

LIVROS NEE




Associação de Pais e Encarregados de Educação

RECOMENDAÇÕES DA GRIPE A

Video