domingo, 31 de maio de 2009
Plano nacional de Leitura
"A Revolta dos Alfinetes" foi a obra do Plano nacional de leitura, trabalhada na turma de 3º ano de Santo Amaro.
Estão alguns resumos da obra para abrir o apetite para a sua leitura. Vale a pena
...................................................................................................

Era uma vez uma rainha que vivia num palácio. O rei chamava-se Dom Dedal I e a rainha chamava-se Dona Agulha.
Um dia Dona Agulha quis pintar-se de doirado.
O povo tinha de pagar impostos.
Naquele reino vivia um Alfinete de Gravata e uma Tesoura de pernas esguias que não gostaram da ideia e por isso conspiraram uma revolução contra os monarcas.
Dona Agulha, como não sabia da revolução, chorava porque queria ser doirada. O rei teve de pedir aos sábios para fazerem tinta doirada e não ser preciso pagar impostos.
Os sábios pensaram e disseram:
“- Para tinta dourada teres, uma gota do mar irás buscar, junta um raiozinho de sol “. Depois disseram as palavras mágicas e apareceu tinta doirada

A rainha tomou logo um banho na tinta doirada..
Não houve revolução porque os reis fizeram uma festa e decidiram trabalhar para ganhar dinheiro. Foram morar para um apartamento todo envidraçado
( Guilherme 3º ano Santo Amaro)
sábado, 30 de maio de 2009
O PASSE foi um programa que nos ajudou a fazer escolhas alimentares.
Neste tempo todo ensinaram-nos como nos alimentar de uma forma saudável.
Aprendemos a escolher os alimentos; a trocar alimentos por outros do mesmo valor alimentar; que por vezes um alimento mais pequeno pode dar mais energia que um maior; que os rótulos dos alimentos devem ser lidos porque nos dão informações úteis; devemos evitar as gorduras e os doces. Aprendemos ainda que a água é a melhor bebida.
O Passe ensinou-nos a ter uma vida saudável.
Nós gostamos muito das sessões porque fizemos muitos jogos divertidos e aprendemos muitas regras e comportamentos que devemos usar para ter uma vida mais saudável.
Grupo: Sara, Paulo, Elian, Diogo Nuno, Natacha e Ema
O QUE GANHEI COM O PASSE
No Passe aprendemos muita coisa.
Aprendemos a provar novos alimentos para aprendermos a gostar. Alguns meninos dizem que não gostam de uma coisa mas não provaram e por isso não sabem se gostam ou não.
Devemos comer sopa duas vezes por dia porque a sopa leva legumes e duas a quatro peças de fruta. O grupo dos legumes e frutos é o maior grupo da roda.
Devemos comer carne ou peixe mas do tamanho da palma da nossa mão porque a carne e o peixe ajudam a formar o nosso corpo.
Também devemos comer as leguminosas duas vezes por dia .A fatia das leguminosas também é muito grande.
Aprendemos ainda que há alimentos que dão mais energia do que outros. No Inverno por exemplo é boa altura para comermos alimentos com mais energia porque está mais frio e o nosso corpo precisa de mais energia para ficar quente.
A àgua deve ser a nossa bebida preferida e nós devemos beber muita água. De vez em quando podemos beber refrigerantes mas poucas vezes.
Com o PASSE adquirimos muitos conhecimentos. Foi uma pena ter acabado.
Grupo: Inês, Soraia, Diogo André, Guilherme e Luís
sexta-feira, 29 de maio de 2009
CONFERÊNCIA NO ÂMBITO DO PELT




CAMPANHA DE ANGARIAÇÃO DE DADORES DE MEDULA ÓSSEA
A Escola Secundária Fernão de Magalhães, em colaboração com o centro de Histocompatibilidade do Norte, vai realizar, no dia 6 de Junho, das 10 horas às 16 horas, uma acção de angariação de dadores de medula óssea, nas instalações da escola. O sucesso desta iniciativa depende da mobilização de todos, pelo que se apela à participação da comunidade escolar e extra-escolar a estar presente. |
Leucoencefalopatia Calcificações e Quistos Cerebrais /Sindrome de Coats
Esse especialista, o Catedrático Dr. José Fernandez-Vigo reencaminhou o Dinis para um especialista em Barcelona, o Dr. Corcóstegui, por ter entendido que se tratava de um caso tão especial e minucioso que merecia os cuidados daquele especialista em problemas da retina.
O Dinis foi submetido a uma 1ª cirurgia no passado dia 30/04/2009 onde iremos regressar a 25/05/2009 para observarmos os resultados da 1ª cirurgia, saber se o Dinis terá esperança para o olho Direito e saber se será submetido a mais cirurgias...
A Dinis tem descolamento de retina do olho Direito bem como uma prega que não poderá ser removida nem tratada.
O motivo pelo qual recorrermos a médicos estrangeiros foi derivado à grande tecnologia associada a excelentes especialistas e técnicas que são utilizadas nestes casos e por acreditarmos numa maior rapidez em termos de tratamento pois em Portugal seria um processo muito lento e penoso e quem sabe irreversível para o Dinis.
Começámos por tratar o problema dos olhos e de seguida vamos focalizar-nos no tratamento e na prevenção relativamente ao seu problema neurológico"leucoencefalopatia quistos e calcificações cerebrais".
Em Portugal este problema é completamente desconhecido pelos nossos especialistas e nós, enquanto pais, gostaríamos de levar o nosso filho a um especialista, clínica, onde quer que seja para que nos ensinem a viver com este problema pois receamos que o tempo passe em demasia e que depois nada possamos fazer por ser tarde demais.
Queremos certificar-nos que esta doença rara, que tanto quanto sabemos afecta 20 pessoas em todo o mundo, tem algum tipo de tratamento preventivo para que não se venha a manifestar no Dinis mais tarde, ou seja, sabemos que o Dinis teve lesões cerebrais ainda durante a sua gestação, e que lhe causaram esta patologia, mas na realidade não sabemos o que esperar num futuro em termos motores e cognitivos.
É uma tortura muito grande pois temos um problema sério em mãos do qual não temos conhecimento de cariz médico ou artigos que nos ajudem a compreender o que está e o que virá a acontecer e em Portugal não existe nenhum caso para comparar ou que nos diga qual o rumo que a patologia do Dinis vai seguir no futuro.
O Dr. José Pedro Vieira, neuropediatra do Dinis, um especialista incansável, está neste momento a reunir toda a informação médica através de artigos estrangeiros para poder estudar o caso do Dinis, caso que nunca vira antes, falou-nos dum caso semelhante em Londres, mas nada mais. Falou-nos também numa possível ida ao Hospital Pediátrico de Philadelphia pois é onde crê que haverá meios para tratarmos o Dinis de uma forma preventiva uma vez que este hospital é o melhor de todos os Estados Unidos da América.
Gostaríamos de ir até onde fosse possível para que o nosso filho seja observado por um especialista conhecedor do problema e que nos explique qual a melhor forma de evitarmos o desenvolvimento negativo da doença para que o Dinis venha a ser uma criança saudável e feliz.
Devemos isso ao Dinis....ele é uma criança de 14 meses e merece tudo de bom que a vida tem para lhe dar e se isso estiver ao nosso alcance.... só uma grande força nos impedirá.
A ida do Dinis pela primeira vez foi possível a 29-04-2009;
Uma segunda viagem a Barcelona repetiu-se a 25-05-2009.
A Terceira Viagem está agendada para dia 07-07-2009.
A ida do Dinis a Philadelphia está pendente da realização de uma série de exames aqui em Portugal, que servirão de auxilio ao diagnóstico e possível tratamento.
O Estado Português comparticipa na totalidade os tratamentos, mas não comparticipa investigação… o Dinis é portador de uma doença rara que se não for investigada nunca será alvo de tratamento.
É contraditório mas é o País com que contamos.
Assim, a Ida do Dinis a Philadelphia só será possível com a ajuda de todos, pelo que vos apelamos para que nos ajudem a proporcionar ao Dinis um futuro mais sorridente, divulgando entre conhecidos e amigos a existência deste menino e do seu site:
N.º de Conta: 36471370.10.001
NIB: 0079 0000 3647 1370 10 146
IBAN: PT50007900003647137010146
A organização e o funcionamento adequados dos agrupamentos de escolas e escolas não agrupadas pressupõem a definição de um conjunto de regras relativas a matrículas e renovação de matrículas, a distribuição das crianças e alunos pelos vários estabelecimentos, a constituição de turmas e ao regime de funcionamento. ...
Veja mais aqui
A biblioteca multimédia online da Europa, "Europeana", está já acessível ao público, que através da Internet poderá aceder a mais de dois milhões de obras dos 27 Estados-membros da União Europeia. Esta biblioteca virtual conta com livros, mapas, gravações, fotografias, documentos de arquivo, pinturas e filmes do acervo das bibliotecas nacionais e instituições culturais dos 27 Estados-Membros da UE.
Acessível, em todas as línguas da UE, através do endereço http://www.europeana.eu/portal/, a biblioteca multimédia europeia conta com material fornecido por mais de 1000 organizações culturais de toda a Europa, incluindo Museus, como o Louvre de Paris, que forneceram digitalizações de quadros e objectos das suas colecções.
Segundo a Comissão Europeia, este é "apenas o começo", pois a ideia é expandir a biblioteca, envolvendo também o sector privado, e o objectivo é que em 2010 a Europeana dê acesso a pelo menos dez milhões de obras "representativas da riqueza da diversidade cultural da Europa e terá zonas interactivas, nomeadamente para comunidades com interesses especiais".
|

Parlamento Europeu - Informação - 2009
quinta-feira, 28 de maio de 2009
PROGRAMA PASSE

CONFAP na RTP2 A CONFAP vai estar presente no programa Sociedade Civil (RTP2) de 28 de Maio, com início às 14.00 horas, onde vai ser abordado o tema: Mudanças na educação Convidados: Mário Nogueira, Secretário-geral da Fenprof; Albino Almeida, Presidente da Confederação Nacional das Associações de Pais; Ponces Carvalho, Director Escola Superior de Educação João de Deus, ESEJD; Quarto convidado a confirmar. Notas: Em www.sociedade-civil.blogspot.com poderão ver os comentários ao programa. Todos os dias é colocada online a sinopse do tema do dia para discussão. Se quiser participar a posteriori, basta escrever o seu comentário e quando assinar, escolher a opção other e colocar o seu nome. O programa emitido estará disponível logo depois da emissão emhttp://multimedia.rtp.pt. |
A Direcção-Geral de Inovação e Desenvolvimento Curricular (DGIDC) está a organizar uma conferência sobre o Ensino da Matemática, que decorre hoje no Centro Cultural de Belém, a partir das 09:30 horas.
Esta conferência tem como objectivo principal a reflexão alargada, pluridisciplinar e transversal do Plano de Acção para a Matemática, pelo que terá como temas as diferentes medidas deste plano concretizadas nos últimos três anos.
A conferência contará com a participação de professores de Matemática, especialistas nacionais e estrangeiros nas áreas da Matemática e Educação Matemática, que darão o seu contributo para a reflexão sobre as medidas em curso e os desafios que se colocam à continuidade do trabalho para a melhoria das aprendizagens dos alunos.
Neste Encontro, aberto aos encarregados de educação de todas as escolas, vai ser tratado um tema actual deste séc.XXI - a “Segurança na Internet para Crianças e Jovens”.
Em anexo folheto com o programa (clique).
Conferência O Estado e a Educação (1759-2009) A Secretaria-Geral do Ministério da Educação está a organizar a conferência internacional O Estado e a Educação (1759-2009), que decorrerá na Fundação Calouste Gulbenkian, em Lisboa, nos próximos dias 04 e 05 de Junho de 2009. As inscrições, que são gratuitas mas obrigatórias, encerram no próximo dia 01 de Junho. Entre os conferencistas estarão António Nóvoa (Universidade de Lisboa), António Dias Figueiredo (Universidade de Coimbra), António Pinto Ribeiro (Fundação Calouste Gulbenkian), João Barroso (Universidade de Lisboa), Marcelo Caruso (Universidade Humboldt, Berlim), Martin Lawn (Universidade de Edimburgo), Sérgio Niza (Instituto Superior de Psicologia Aplicada), Thomas S. Popkewitz (Universidade de Wisconsin-Madison, EUA) e os arquitectos Vítor Mestre e Sofia Aleixo. Já as mesas-redondas contarão com Ana Luísa Paz (Universidade de Lisboa), António Candeias (Universidade Nova de Lisboa), António Carlos Correia (Universidade de Lisboa), Áurea Adão (Universidade Lusófona), Carlos Manique (Universidade de Lisboa), Domingos Fernandes (Universidade de Lisboa), Joaquim Pintassilgo (Universidade de Lisboa), Jorge Ramos do Ó (Universidade de Lisboa), Justino Magalhães (Universidade de Lisboa), Luís Alberto Marques Alves (Universidade do Porto), Luís Grosso Correia (Universidade do Porto) e Maria João Mogarro, da Escola Superior de Educação de Portalegre. Notas 1 – Programa, em http://www.sg.min-edu.pt/250/programa_2.pdf. 2 – Formulário de inscrição, em http://www.sg.min-edu.pt/250/pre_inscricao1.htm | |
FORMAÇÃO
Ao Exm.º(ª) Sr.(a) Presidente
O Centro de Formação Contínua da Casa do Professor vem, através de sua excelência, divulgar com todo o apreço o seu plano de formação contínua. Assim sendo, gostaríamos que divulgasse o nosso plano junto de toda a sua comunidade educativa a fim de a informar sobre as nossas ofertas formativas e, também, de despertar o interesse pelo nosso centro de formação.
Grato com a sua colaboração.
Atenciosamente,
A Direcção do Centro de Formação Contínua
PLANO 2009
Cursos de Formação Promovidos pelo Centro de Formação da Casa do Professor
Cursos de Formação Área Específica
Cursos de Formação Área não Específica
Cod | Designação | Modalidade | Horas Presenciais | Créd | Destinatários | Formadores |
B1 | Apresentação multimédia e Internet | Oficina | 37h30 | Até 3 | Todos os Grupos | Paula Ferreira |
B3 | A utilização das TIC nos processos de ensino e aprendizagem | Oficina Ens. Distância | 25h | Até 2 | Todos os Grupos | Rui Martins João Andrade |
B4 | Técnica Vocal | Curso | 25h | 1 | Todos os Grupos | Sónia Sousa |
B6 | Oficina de Formação: Dinâmica Teatral em Contexto Escolar | Oficina | 37h30 | Até 3 | Todos os Grupos | Sónia Sousa |
B7 | Projecto curricular de turma | Oficina | 37h30 | Até 3 | Prof. Ensino Básico e Secundário | Carlos Silva |
B8 | Educação da sexualidade na escola | Oficina | 25h | Até 2 | Prof. Ensino Básico e Secundário | Teresa Ribeiro |
A1/ B9 | Histórias contadas - a literatura e a cultura tradicionais no ensino da língua, no incentivo à leitura e na dinamização das bibliotecas escolares | Curso | 37h30 | 1,5 | Grupos 100, 110, 200, 210, 220 e 300 | António Castanheira |
A17/B10 | Desenvolvimento de competências básicas em Excel | Oficina | 25h | Até 2 | Todos os Grupos | João Ferreira |
A14/B11 | Edição de pautas e partituras musicais: O Encore | Curso | 37h30 | 1,5 | Grupos 100, 110, 250, 610 | Luís Capela |
A16/B12 | O cavaquinho e a música tradicional na prática educativa | Curso | 37h30 | 1,5 | Grupos 100, 110, 250, 610 | Luís Capela |
Informações dos seguintes contactos: ' 253 609 250 Fax 253 609 259 È969 659 802
DOCUMENTOS DA APEE - AFGC
LIVROS NEE
EDUCAÇÃO SEXUAL NAS ESCOLAS
SITE MUNDO DAS PROFISSÕES - CURSOS CEF E EFA


Associação de Pais e Encarregados de Educação
