sábado, 9 de maio de 2009

Torre do Tombo Exposição "Registos do Céu"

Exmos.(as) Presidentes dos Conselhos Executivos, Exmos.(as) Senhores(as) Directores(as),

Agradecemos a vossa atenção para este evento e solicitamos divulgação na vossa Escola e/ou Agrupamento de Escolas para esta exposição.

Melhores cumprimentos.

“Registos do Céu” na Torre do Tombo

8 de Setembro a 5 de Dezembro

Em 2009 comemoram-se as primeiras observações astronómicas feitas por Galileu usando um Telescópio – uma invenção que marcou o início de 400 anos de extraordinárias descobertas e da revolução científica que alterou a nossa visão do Mundo e do Universo. Neste contexto, integrando as comemorações do AIA 2009 (Ano Internacional da Astronomia) a DGARQ apresentará uma exposição temática alusiva ao estudo e ao impacto da Astronomia testemunhados por manuscritos de grande valor histórico e documental.

A interactividade desta exposição, possibilitada pelas tecnologias de carácter multimedia como o touchscreen, irá constituir uma experiência de aprendizagem relevante e gratificante ao permitir experimentar e usufruir do acesso integral aos documentos e, ainda, perceber a relação entre os ensinamentos teóricos aí representados e a construção, funcionamento e uso de objectos expostos, como o astrolábio náutico e o telescópio.

O percurso da exposição inclui também o visionamento de um documentário sobre as técnicas dos descobrimentos portugueses relacionadas com as tecnologias da navegação espacial actual. Sublinhamos o valor didáctico e pedagógico desta exposição em que se convocam, mobilizam e articulam conteúdos de diferentes áreas do saber e formação, abrindo a possibilidade de desenvolver projectos interdisciplinares. A temática da exposição - a astronomia - permitirá:

- compreender como, através das viagens marítimas, se desenvolveram a Astronomia, a Matemática e a Geografia;

- aprofundar as noções de espaço e de tempo através da solução de problemas concretos;- avaliar a importância do legado cultural, linguístico e científico árabe e hebraico no desenvolvimento da ciência náutica portuguesa;

- reconhecer o contributo dos novos conhecimentos para uma cultura crítica do questionamento do lugar do Homem no Universo;

- conhecer e valorizar o papel dos Arquivos na salvaguarda e divulgação do patromónio documental;

- sensibilizar, através do contacto directo com os documentos à guarda da Torre do Tombo, para alguns aspectos da sua conservação e restauro.

A entrada é livre.

Para grupos de alunos é necessária marcação prévia (telef. 217 811 500)

Horário De 2ª a 6ª das 10h às17h


Maria Trindade Marques Serralheiro

Direcção Geral de Arquivos

Arquivo Nacional da Torre do Tombo

Gabinete de Relações Externas e Cooperação

Serviço Educativo

Alameda da Universidade

1649-010 Lisboa

Tel.: 217 811 500 - ext. 14271

Fax: 217 937 230

Sem comentários:

DOCUMENTOS DA APEE - AFGC

LIVROS NEE




Associação de Pais e Encarregados de Educação

RECOMENDAÇÕES DA GRIPE A

Video