quinta-feira, 28 de maio de 2009

Jogos de vídeo: 'garantir a adequada 
                    protecção dos menores'
 
Parlamento Europeu - 25-02-2009 
 
Apesar das reservas existentes em relação aos jogos de vídeo, a sua utilização 'pode ter efeitos benéficos junto dos jovens', defendeu o eurodeputado neerlandês Toine Manders, durante uma reunião da comissão do Mercado Interno e da Protecção dos Consumidores. De acordo com um estudo recente desta comissão parlamentar, os jogos de vídeo podem estimular a percepção visual e a memória, e encorajar as crianças a adoptarem atitudes mais criativas e cooperantes. Dê-nos a sua opinião!

Existem diversos estudos que demonstram a existência de uma relação positiva entre os jogos informáticos e o estímulo de crianças autistas, a recuperação de danos cerebrais e problemas musculares.
 
'Na maioria dos casos os jogos de vídeo não são perigosos e podem contribuir para o desenvolvimento de competências importantes', sublinhou Toine Manders (Grupo da Aliança dos Democratas e Liberais pela Europa), autor de um projecto de relatório sobre a protecção dos consumidores, em especial dos menores, no que respeita à utilização de jogos de vídeo. 
 
Alguns dados
·                   Em 2008, o volume de vendas da indústria de jogos ultrapassou 7 mil milhões de euros
·                   Idade média dos jogadores na União Europeia: 33 anos
·                   80% dos utilizadores da União Europeia jogam por 'divertimento'

De acordo com Manders 'os jogos de vídeo podem estimular a aprendizagem de factos e competências, como a reflexão estratégica, a criatividade, a cooperação e o pensamento inovador, que são qualidades importantes na sociedade da informação'. Além disso, lê-se no texto, 'as recentes tendências acentuam a importância de garantir a adequada protecção dos menores, nomeadamente impedindo um possível acesso a conteúdos nocivos'.
 
Tendo em vista a adequada protecção dos menores de conteúdos nocivos, Manders sugere a concepção de um 'botão vermelho' que possa ser integrado em consolas (móveis) ou em aparelhos de jogo e computadores para desactivar determinado jogo ou controlar o acesso a um jogo ou a partes dum jogo durante certas horas.


O papel do sistema PEGI 

O sistema de auto-regulação PEGI – Pan European Games Information – é um sistema de classificação etária desenvolvido pela indústria desde 2003, com o apoio da União Europeia. No entanto, o sistema PEGI não é obrigatório e muitos dos jogos disponíveis no mercado não obtiveram qualquer classificação.
 
O sistema PEGI online, co-financiado pelo programa da União Europeia Safer Internet, tem como objectivo proporcionar aos jovens na Europa protecção acrescida contra conteúdos inapropriados de jogos em linha e educar os pais a garantir que os filhos possam jogá-los em segurança.
 
'Considero o sistema PEGI uma solução excelente, que deve passar a ser a norma, não apenas na Europa como também no resto do mundo. Verifico que muitos Estados-Membros da União Europeia dispõem dos seus próprios sistemas de classificação, o que acaba por confundir os consumidores', acrescentou Manders.
 
Por outro lado, afirmou o eurodeputado neerlandês, 'os retalhistas devem assumir a responsabilidade de não vender a menores jogos de vídeo que tenham sido classificados como não aconselháveis a menores de 18 anos'.
 

 
Para saber mais :
·                     Ficha pessoal de Toine Manders
·                     Comissão do Mercado Interno e da Protecção dos Consumidores
·                     Dê-nos a sua opinião!

Sem comentários:

DOCUMENTOS DA APEE - AFGC

LIVROS NEE




Associação de Pais e Encarregados de Educação

RECOMENDAÇÕES DA GRIPE A

Video