quinta-feira, 28 de maio de 2009

 “Bullying/Comportamentos desviantes” 


As Associações de Pais do Concelho e o Município de Cantanhede, realizam a 2ª palestra do III Ciclo de Palestras “ Limites e Atitudes…”, no dia 29 de Maio, pelas 21h00, no Auditório do Centro Paroquial de São Pedro em Cantanhede. O programa é o seguinte:Momento Musical, pela Academia de Música de Cantanhede; palestra sobre “Bullying/Comportamentos desviantes”, por Carlos Carona,psicólogo da Associação Portuguesa de Paralisia Cerebral, e Sara Pedroso, pedopsiquiatra do Hospital Pediátrico de Coimbra. 
  
Nos tempos actuais, um dos temas que vem despertando o interesse dos professores e professores, em todo o mundo, é sem dúvida o dobullying escolar. O termo utilizado não tem propriamente tradução para a nossa língua mas, define-se como um conjunto de atitudes agressivas, intencionais e repetitivas, adoptado por um ou mais alunos contra outro(s), causando-lhes angústia, dor e sofrimento. 

Normalmente manifestam-se por insultos, intimidações, apelidos cruéis e constrangedores, acusações injustas, actuação de grupos que hostilizam, ridicularizam e tornam um martírio a vida de outros alunos. Muitos destes sentem-se excluídos e sofrem danos físicos, psíquicos, morais e materiais provocados pelo comportamento bullying. 

Nós, pais sentimos a urgência, o desafio e a responsabilidade de estar atentos a estas novas  manifestações de violência e fomentarmos um caminho para uma relação de respeito entre todos. 


Sem comentários:

DOCUMENTOS DA APEE - AFGC

LIVROS NEE




Associação de Pais e Encarregados de Educação

RECOMENDAÇÕES DA GRIPE A

Video