segunda-feira, 4 de maio de 2009

Pais querem antecipação da idade do ensino pré-escolar para os três anos


NOTICIAS NA COMUNICAÇÃO SOCIAL
2009.05.04

Agenda Parental
Hoje às 07:07

A Confederação Nacional das Associações de Pais defende que a idade obrigatória para o ensino pré-escolar deve ser antecipada para os três anos e considera que uma mudança curricular após o primeiro ciclo seria positiva.


Notícia e declarações em :

http://tsf.sapo.pt/PaginaInicial/Portugal/Interior.aspx?content_id=1220892http://www.tsf.pt/paginainicial/AudioeVideo.aspx?content_id=1220892


A Confederação Nacional das Associações de Pais (Confap) aprovou um conjunto de ideias que gostava de ver colocado em prática durante a próxima legislatura, até 2013. O presidente da Confap, Albino Almeida, explica que os pais defendem, por exemplo, a antecipação da idade obrigatória para a frequência do ensino pré-escolar, defendendo que passe dos cinco para os três anos. Albino Almeida acredita que a medida iria contribuir para o sucesso escolar.«A experiência do pré-escolar veio provar que os meninos que frequentam o pré-escolar melhoraram muito o seu desempenho no primeiro ciclo», argumenta.

Perante o alargamento da escolaridade obrigatória até ao 12º ano, para que não aumentem as reprovações, a confederação de pais defende uma mudança curricular depois do primeiro ciclo.

«Defendemos a revisão curricular do segundo e terceiro ciclo para lançar um sistema educativo articulado e sequencial», explica Albino Almeida, considerando que o actual básico e segundo ciclo deviam ser unidos num nível só nível de ensino. Por outro lado, os alunos no «terceiro ciclo e secundário, que seria dos 12 aos 18 anos, já estariam a frequentar a escola de acordo com a orientação vocacional», acrescenta.

«Com a obrigatoriedade do ensino secundário se os alunos não estiverem bem preparados e não lhes forem dadas condições para aprender o currículo terão muitas dificuldades em frequentar com sucesso o ensino secundário», defende Albino Almeida. Estas propostas vão ser apresentadas, em breve, a todos os partidos políticos e a Confap acredita que poderão ser integradas nos programas eleitorais para as próximas legislativas.

Sem comentários:

DOCUMENTOS DA APEE - AFGC

LIVROS NEE




Associação de Pais e Encarregados de Educação

RECOMENDAÇÕES DA GRIPE A

Video