sexta-feira, 29 de maio de 2009

CONFERÊNCIA NO ÂMBITO DO PELT




Realizou-se ontem, dia 28 de Maio, no Auditório da Câmara Municipal de Chaves, uma Conferência sob o tema: "Programa de Prevenção e Tratamento do Tabagismo", último ano do PELT (Programa Escolas Livres de Tabaco).
Como oradoras estiveram presentes:
* Drª Rosa Rodrigues Crespo - Médica da Delegação de Saúde de Chaves;
* Drª Rosa Branca Mansilha - Médica do Departamento de Saúde Pública da ARS do Norte;
* Drª Paula Marianela Cleto - Psicóloga na Escola Secundária Infante D. Henrique no Porto;
* Drª Ana Seixas Freire - Psicóloga do Centro Hospitalar de Trás-os-Montes e Alto Douro.
Como moderadora esteve a Drª Fátima Afonso - Psicóloga da UTAD - Pólo de Chaves.

Estiveram presentes neste evento o Sr. Presidente da Câmara Municipal de Chaves (Dr. João Baptista); Docentes da Utad, Pólo de Chaves; Alunos do Curso Superior de Animador Sócio-Cultural da UTAD, Pólo de Chaves; as Associações de Pais das Escolas Secundárias Dr. António Granjo e Dr. Jùlio Martins e do Agrupamento Vertical Dr. Francisco Gonçalves Carneiro; Psicóloga da Escola Secundária Fernão de Magalhães; Psicóloga do Centro Cultural de Chaves e público em geral.

A Drª Rosa Crespo referiu o que foi feito no concelho em relação ao Programa PELT.

A Dr.ª Rosa Mansilha referiu em termos estatísticos os números de mortes devido ao tabaco; que o Programa de Prevenção e Tratamento do tabagismo se encontra no site da OMS (relatório mpower) e explanou as fases do fumador:
1. Preparação;
2. Iniciação;
3. Habituação;
4. Manutenção;
5. Dependência.
Por último, referiu os objectivos da prevenção, motivação e os benefícios na cessação tabágica.

A Dr.ª Rosa Cleto interviu falando do tema: "Problemáticas Adolescentes em contexto escolar", referindo que, «Parte-se da concepção de que a adolescência é um período que envolve múltiplas transições e mudanças significativas que podem configurar situações problemáticas de menor ou maior risco, quer devido aos seu carácter de imprevisibilidade quer a um número acrescido de exigências diversificadas que, actualmente, se impõe aos jovens. Analisa-se o papel que elementos significativos dos adolescentes, nomeadamente pais, professores e psicólogos, podem ter na prevenção, detecção e intervenção, em situações com outros contextos, particularmente a família, bem como outras instituições exteriores à escola. Com efeito, a escola é um dos espaços de socialização mais importantes, no qual os alunos passam grande parte do seu quotidiano em interacção com os diversos elementos que a constituem e em particular com o grupo de pares, cujo papel é tão importante nesta fase da vida, enquanto elemento que contribui em grande medida para a estruturação da personalidade. Sugerem-se propostas de intervenção, acentuando-se a importância da mobilização por parte dos jovens de recursos pessoais e sociais, mas também da promoção da qualidade dos contextos de vida em que estes se movem, particularmente a escola».
Referiu ainda que os Directores de Turma são importantes na ligação entre os pais/encarregados de educação e os docentes do Conselho de Turma e a escola em si.
Em conclusão proferiu que "a maior parte dos alunos vão ao gabinete da psicologia por iniciativa própria".

A última oradora, a Dr. Ana Freire, explanou o tema: "O papel do Professor na Saúde Mental do Adolescente" - a adolescência enquanto estádio de desenvolvimento.
Resumidamente, referiu que:
«1. A adolescência como estádio desenvolvimental caracterizado pela resolução de tarefas específicas;
2. O papel do professor na promoção de uma vivência saudável da adolescência;
3. Identificação e gestão de casos de risco;
4. A importância e centralidade do professor na saúde mental dos alunos - os casos específicos da depressão/tentativa de suicídio e das perturbações do comportamento alimentar.»
É de salientar ainda uma das questões: "O que fazer perante um adolescente em risco?
* Sinalizar e encaminhar;
* Facilitar o desenvolvimento de competências sociais;
* Aumento e contingência dos reforços positivos;
* Evidenciar o seu papel proactivo.
Ainda salientou os casos de depressão (falta de sono; auto-estima; perturbações do apetite...); as tentativas de suicídio; os indicadores de risco para o suícidio; a prevenção do suicídio; as perturbações co comportamento alimentar (Anorexia e Bulimia) e as causas e os riscos da anorexia e bulimia.

No final houve um tempo para debate com a intervenção de algumas das pessoas presentes na assembleia, finalizando-se com os agradecimentos aos presentes, aos colaboradores e aos dinamizadores desta conferência.
BEM-HAJAM por mais esta iniciativa.

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