sexta-feira, 29 de maio de 2009

Tecnologias electrónicas na campanha para as Eleições Europeias de 2009
Enviado por Quarta, Maio 27 @ 10:54:57 CEST por Amaral

Internet
A vitória do novo Presidente dos EUA, Barack Obama, deveu-se, em parte, à utilização de campanhas electrónicas em plataformas como o Facebook e o You Tube. Irão os deputados ao Parlamento Europeu recorrer a novas formas de campanha para as eleições europeias de Junho de 2009?

Que canais em linha utilizam para comunicar com os cidadãos? Alguns deputados com experiência em tecnologias electrónicas falam aqui do que já mudou e do que deverá mudar no futuro das campanhas eleitorais. 

Deputados em linha

Alguns eurodeputados têm blogues, sítios, contas no Facebook e vídeos, que consideram extremamente úteis para se manterem em contacto com os cidadãos. 

"O Facebook é uma forma fantástica de me manter em contacto com os amigos e apoiantes. Os constituintes utilizam-no para chamarem a minha atenção para problemas locais e os outros políticos utilizam-no para troca de ideias e expansão da sua rede de conhecimentos", Graham Watson, eurodeputado britânico (Grupo da Aliança dos Democratas e Liberais pela Europa). 

"Invisto bastante na comunicação através do Facebook e da minha página na Internet, e tenciono intensificar bastante esse investimento ao longo dos próximos meses", Dan Jørgensen, eurodeputado dinamarquês (Grupo Socialista). 

"Na nossa qualidade de deputados ao Parlamento Europeu, as tecnologias electrónicas são um instrumento importante para pesquisar e divulgar informação. Os meus eleitores esperam que eu os informe diariamente sobre aquilo que faço. Se os meus eleitores não percebem aquilo que faço, é porque não estou a comunicar como devo", Christofer Fjellner, eurodeputado sueco (Grupo do Partido Popular Europeu e dos Democratas Europeus). 

"Uma vez que os eurodeputados estão mais distantes dos cidadãos do que os deputados nacionais e os políticos locais, é fantástico dispor de meios alternativos aos meios tradicionais, para que os cidadãos possam conhecer-me melhor", Richard Corbett, eurodeputado britânico (Grupo Socialista). 

A importância das novas tecnologias

"O recurso às tecnologias electrónicas deverá aumentar nas próximas campanhas eleitorais regionais, nacionais e europeias, uma vez que nos permite comunicar de uma forma mais acessível e informal. Além de nos permitir retirar o intermediário do processo de comunicação", Graham Watson. 

"Penso que não devemos esperar o mesmo impacto que a campanha dos EUA teve, mas as tecnologias electrónicas deverão desempenhar um papel cada vez mais importante do que nunca nas próximas eleições para o Parlamento Europeu", Dan Jørgensen. 

"As novas tecnologias permitem aumentar a participação e os debates", Monica Frassoni, eurodeputada italiana (Grupo dos Verdes/Aliança Livre Europeia). 

"Vale a pena tentar chegar a novos grupos de eleitores através de novas formas de comunicação", Dan Jørgensen. 


Parlamento Europeu - Informação - 2009

Sem comentários:

DOCUMENTOS DA APEE - AFGC

LIVROS NEE




Associação de Pais e Encarregados de Educação

RECOMENDAÇÕES DA GRIPE A

Video