as escolas com classificação máxima na avaliação externa
Agrupamento de Escolas Gualdim Pais:
Considerar interesses e vontades dos alunos
Filme em http://www.min-edu.pt/np3/3541.html.
“Take 1, cena 1, acção”: Gabriela improvisa o seu melhor tom para acompanhar a guitarra de Tiago, ao mesmo tempo que Beatriz, Soraya e Dário combinam os movimentos da sua dança moderna com um ritmo mais clássico. O professor de Música, João Mourato, não queria acreditar, mas assim se compôs uma melodia e um espectáculo de dança debaixo de uma palmeira na escola-sede do Agrupamento Gualdim Pais, em Tomar.
No palco. Take 2, cena 3, acção: O professor de Teatro, João Patrício, veste a capa de Gualdim Pais e apresenta o agrupamento. Começa por relembrar outros tempos, os tempos dos mouros, mas depressa um aluno recorda que ele está numa escola, dos dias de hoje, numa escola com o seu nome.
Luísa Oliveira, presidente do conselho executivo, toma a palavra para explicar que o principal desafio de uma escola actual, perante a responsabilidade social de dar resposta a uma grande diversidade de alunos, é o “necessário conhecimento das suas vontades e expectativas face à escola para que esta os prepare para serem cidadãos empreendedores e responsáveis, o que exige um conhecimento e uma reflexão sistemática das características da comunidade educativa”.
Os alunos são auscultados para que os seus interesses e as suas expectativas sejam integrados nos documentos orientadores da acção educativa do agrupamento, visando o sucesso educativo de todos.
A presidente do conselho executivo salienta, ainda, a importância das práticas generalizadas e sistemáticas de auto-avaliação que têm permitido reformular processos de actuação, definir e implementarntar planos de acção de melhoria.
Existe uma prática de divulgação das actividades do agrupamento, complementada com a tentativa de envolvimento de todos os intervenientes no processo educativo na vida do agrupamento.
Neste sentido, a edição mensal de uma agenda cultural, de um jornal escolar, bem como a divulgação de actividades e de resultados numa página do Jornal de Tomar, na página da Internet e através de uma rubrica numa rádio local, são alguns dos ingredientes que fazem dos alunos do agrupamento estudantes interessados, preocupados e responsáveis pelo decorrer das actividades da escola.
A dimensão artística está também patente nos protocolos realizados com a Sociedade Filarmónica Gualdim Pais e com a Associação Canto Firme, possibilitando a alguns alunos a frequência do ensino articulado de Música e Dança.
A coordenadora do centro de recursos, Rosário Sousa, afirma que esta é uma “escola de artes” e que os próprios alunos a sensibilizam, pessoalmente ou através de papelinhos e mensagens em cima da sua mesa, para novos livros que gostariam de ler ou novos temas que gostariam de debater.
Ao nível da oferta educativa, o agrupamento inclui, em horário pós-laboral, cursos de educação e formação e educação extra-escolar, frequentados maioritariamente por pais e encarregados de educação, uma estratégia que acaba por reforçar a ida dos pais à escola.
Mas a presença da família na escola é já uma prática comum, seja através das sessões de leitura que todos os anos se realizam na escola, no âmbito do Plano Nacional de Leitura, seja pura e simplesmente porque os pais fazem questão de estar presentes, como é o caso do pai de Dário e de Soraya, que presta apoio em quase todas as actividades da escola, designadamente nos espectáculos de dança e nas peças de teatro.
Ou ainda através do recém-criado Centro Novas Oportunidades da escola, aberto a toda a comunidade, e que, nas palavras da coordenadora, Isabel Salvador, é um sucesso para as pessoas que o frequentam, desde pais e encarregados de educação a funcionários do agrupamento ou outros adultos do concelho que com isso se sentem mais realizados.
Fonte: Ministério da Educação
Agrupamento de Escolas Gualdim Pais:
Considerar interesses e vontades dos alunos
Filme em http://www.min-edu.pt/np3/3541.html.
“Take 1, cena 1, acção”: Gabriela improvisa o seu melhor tom para acompanhar a guitarra de Tiago, ao mesmo tempo que Beatriz, Soraya e Dário combinam os movimentos da sua dança moderna com um ritmo mais clássico. O professor de Música, João Mourato, não queria acreditar, mas assim se compôs uma melodia e um espectáculo de dança debaixo de uma palmeira na escola-sede do Agrupamento Gualdim Pais, em Tomar.
No palco. Take 2, cena 3, acção: O professor de Teatro, João Patrício, veste a capa de Gualdim Pais e apresenta o agrupamento. Começa por relembrar outros tempos, os tempos dos mouros, mas depressa um aluno recorda que ele está numa escola, dos dias de hoje, numa escola com o seu nome.
Luísa Oliveira, presidente do conselho executivo, toma a palavra para explicar que o principal desafio de uma escola actual, perante a responsabilidade social de dar resposta a uma grande diversidade de alunos, é o “necessário conhecimento das suas vontades e expectativas face à escola para que esta os prepare para serem cidadãos empreendedores e responsáveis, o que exige um conhecimento e uma reflexão sistemática das características da comunidade educativa”.
Os alunos são auscultados para que os seus interesses e as suas expectativas sejam integrados nos documentos orientadores da acção educativa do agrupamento, visando o sucesso educativo de todos.
A presidente do conselho executivo salienta, ainda, a importância das práticas generalizadas e sistemáticas de auto-avaliação que têm permitido reformular processos de actuação, definir e implementarntar planos de acção de melhoria.
Existe uma prática de divulgação das actividades do agrupamento, complementada com a tentativa de envolvimento de todos os intervenientes no processo educativo na vida do agrupamento.
Neste sentido, a edição mensal de uma agenda cultural, de um jornal escolar, bem como a divulgação de actividades e de resultados numa página do Jornal de Tomar, na página da Internet e através de uma rubrica numa rádio local, são alguns dos ingredientes que fazem dos alunos do agrupamento estudantes interessados, preocupados e responsáveis pelo decorrer das actividades da escola.
A dimensão artística está também patente nos protocolos realizados com a Sociedade Filarmónica Gualdim Pais e com a Associação Canto Firme, possibilitando a alguns alunos a frequência do ensino articulado de Música e Dança.
A coordenadora do centro de recursos, Rosário Sousa, afirma que esta é uma “escola de artes” e que os próprios alunos a sensibilizam, pessoalmente ou através de papelinhos e mensagens em cima da sua mesa, para novos livros que gostariam de ler ou novos temas que gostariam de debater.
Ao nível da oferta educativa, o agrupamento inclui, em horário pós-laboral, cursos de educação e formação e educação extra-escolar, frequentados maioritariamente por pais e encarregados de educação, uma estratégia que acaba por reforçar a ida dos pais à escola.
Mas a presença da família na escola é já uma prática comum, seja através das sessões de leitura que todos os anos se realizam na escola, no âmbito do Plano Nacional de Leitura, seja pura e simplesmente porque os pais fazem questão de estar presentes, como é o caso do pai de Dário e de Soraya, que presta apoio em quase todas as actividades da escola, designadamente nos espectáculos de dança e nas peças de teatro.
Ou ainda através do recém-criado Centro Novas Oportunidades da escola, aberto a toda a comunidade, e que, nas palavras da coordenadora, Isabel Salvador, é um sucesso para as pessoas que o frequentam, desde pais e encarregados de educação a funcionários do agrupamento ou outros adultos do concelho que com isso se sentem mais realizados.
Fonte: Ministério da Educação
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