domingo, 21 de junho de 2009


N.º 348 | 16 a 30 de Junho de 2009

AGENDA


Conferência “Estratégias para o Ensino da Orquestração a Estudantes de Composição”
19 de Junho
Entre o tratado de Berlioz e o livro de Wellington Gomes referindo algumas das estratégias orquestrais dos compositores da Escola da Bahia, encontra-se uma quantidade significativa de material destinado a informar, e acompanhar a formação do músico que quer, ou necessita, ou deve conhecer a arte da escrita para orquestra. A Conferência, a cargo do Doutor Roberto Alejandro Pérez (UnIMeM, Escola Superior de Música de Lisboa), decorrerá no Colégio Mateus de Aranda, pelas 16h30.

Colóquio Internacional “Guerra e Memória (1914-1919)”
22 a 27 de Junho
O evento, organizado pelo Instituto de História Contemporânea, decorrerá na Reitoria da Universidade Nova de Lisboa. (Informações: e-mail)

1.º Seminário de “História do Ensino da Matemática e das Ciências”
27 e 28 de Junho
O Seminário apresenta os seguintes objectivos: fazer o balanço da investigação portuguesa na área da História das Disciplinas Escolares - no caso, no que se refere à Matemática e às Ciências Naturais e Físico-Químicas – e juntar os especialistas que se lhe têm dedicado; reflectir acerca dos contributos teóricos desenvolvidos tendo em vista a fundamentação da investigação nesta área; promover o intercâmbio com investigadores de outros países. Terá lugar na Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa.

III Encontro de Educação em Ciências “A Educação Científica de Alunos com Necessidades Educativas Especiais”
1 de Julho
São objectivos doEncontro: apresentar e discutir boas práticas de educação em ciências com alunos de Necessidades Educativas Especiais; proporcionar o debate e a partilha sobre a relevância de uma adequada Educação em Ciências para todos e de formas de a promover; dar a conhecer os contributos dos contextos não-formais, como dos museus e centros de ciência na Educação em Ciências. O encontro é dirigido a Professores, Formadores, Investigadores e Profissionais de contextos não-formais. No próximo dia 1 de Julho, o evento terá lugar no auditório da CERCIAG (Cooperativa para a Educação e Reabilitação de Crianças Inadaptadas de Águeda). (Informações – tlf.: 234 370 219; e-mail).

I Congresso Internacional “Família Escola e Sociedade – Educação Especial”
9, 10 e 11 de Julho
Este Congresso é resultado da conjugação de interesses e de esforços entre a Universidade Fernando Pessoa e o Sindicato de Professores da Zona Norte, que associa professores especialistas em Ensino Especial. O Congresso pretende constituir-se como uma oportunidade de apresentação de resultados de trabalhos realizados e em curso por investigadores nacionais e estrangeiros e, em simultâneo, como espaço de reflexão por parte dos agentes educativos que, no quotidiano, intervêm em contextos de ensino especial. A Conferência terá lugar no Auditório da Universidade Fernando Pessoa (Edifício da Reitoria), Porto.

XI Curso Internacional de Verão da Fundação Eça de Queiroz
20 e 24 de Julho
A Fundação Eça de Queiroz organiza, entre 20 e 24 de Julho, a 11.ª edição de um Curso Internacional de Verão - Seminário Queirosiano - subordinado ao tema Eça, a Modernidade e o Modernismo. O seminário é dirigido a professores, estudantes universitários portugueses e estrangeiros, bem como a todos os interessados na obra queirosiana. A Fundação Eça de Queiroz tem, também, ao dispor dos interessados, vinte bolsas de frequência para atribuir a dez estudantes portugueses e dez estrangeiros. O prazo para entrega de candidaturas decorre durante todo o mês de Junho. Inscrições até ao dia 15 de Julho.

Conferência Internacional de Educação Inclusiva “Impacto dos Referenciais Internacionais nas Políticas, nas Práticas e na Formação”
4 e 5 de Setembro
Num contexto sociopolítico marcado por profundas transformações, os investigadores e a comunidade educativa são desafiados a encontrar novos equilíbrios, consonantes com a evolução dos referenciais internacionais. Em Portugal, tal como acontece em todos os países europeus, a emergência de novos referenciais exige que se repensem os objectivos e as práticas de escola. NestaConferência, que conta com a participação de especialistas reconhecidos a nível nacional e internacional, pretende-se promover a discussão em torno de questões centrais para a mudança das políticas e das práticas. O evento, promovido pela Direcção-Geral de Inovação e de Desenvolvimento Curricular, terá lugar nos próximos dias 4 e 5 de Setembro, no Centro Cultural de Belém, em Lisboa. Data limite para as inscrições: 17 de Julho. (Informações – tlf.: 213934532; e-mail)



Informações sobre os eventos anunciados deverão ser obtidas juntos das respectivas instituições organizadoras.





Direcção
: José Esteves Rei
Coordenação: Sérgio Portelada
Redacção: Eva Gomes e Pedro Gentil
Morada: Rua Caminho do Senhor, 230
4410-083 Serzedo, V. N. Gaia
Tel.: 227537800
E-mail: ce@asa.leya.com

Edição: Edições ASA II, SA













ACTUALIDADE

Grupo de professores mantém recusa da avaliação

Docentes garantem que não se trata de um apelo à "desobediência civil" e dizem estar conscientes das possíveis consequências, como o congelamento da carreira por dois anos. Expresso

Mais de três mil professores concorreram a escolas problemáticas

Pela primeira vez, alguns estabelecimentos de ensino puderam escolher docentes para os seus quadros a partir de critérios definidos por si. Expresso

Prova de Português desafiou alunos a falar sobre a liberdade

Na composição sobre "a liberdade" Tânia Catarino, 17 anos, falou sobre “ser livre de escolher com quem se quer casar”. Já Mafalda Férias, 18 anos, dissertou sobre “o regime de Fidel Castro” – “Em Cuba as pessoas não podem aceder livremente aos telemóveis”, contava hoje à porta da Escola Secundária José Gomes Ferreira, em Lisboa. “A liberdade” foi o tema da composição da prova de Português do 12.º ano que esta manhã se realizou em milhares de escolas do país. Público

Professores já foram colocados nas escolas de intervenção prioritária

O primeiro concurso de colocação de docentes organizado pelas escolas de intervenção prioritária já está concluído e foram escolhidos 1337 candidatos de 3286. Foram ocupadas 89 por cento das 1509 vagas abertas. Público

Alargamento do prazo de candidaturas ao prémio Nacional de Professores

O prazo para apresentação de candidaturas ao Prémio Nacional de Professores foi alargado até ao dia 15 de Setembro. ME


EDITORIAL

Dos exames nacionais
Visita aos meus arquivos

J. Esteves Rei*

1. Para que servem os exames escolares? O decreto nº 18:884, de 27 de Setembro de 1930, abria com uma resposta: “os seus objectivos consistem principalmente em fazer justa selecção dos alunos e fiscalizar e orientar o ensino.” Ultrapassada tal resposta, dividem-se as mentes pelas alternativas.
A imprensa tem noticiado a sua chegada por estes dias. E alunos, professores, pais, todos nós, sentimos um calafrio perante esse evento ou qualquer recordação sua, guardada no canto da memória. No meu caso, lembro-me particularmente do primeiro, o da 4ª classe, por ser feito na vila e me obrigar a sair de casa, e o último da licenciatura, por arrastar um novo ciclo de vida.
Tem-me impressionado, ultimamente, o regresso daquilo que “O Comércio”, já desaparecido, introduziu na década de sessenta: a publicação do enunciado e das soluções. Até o Expresso noticia, “Correcção dos exames nacionais […] em www.expresso.pt/examesnacionais”.
Naquele tempo, eram grandes mestres que elaboravam tais soluções, alertando, à laia de desculpa, para o facto de os alunos não usufruírem dos materiais e da serenidade em que as realizaram. Esse alerta era para examinadores, pois muitos não passavam sem para elas lançarem os olhos…
(leitura integral)

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* J. Esteves Rei - Professor Catedrático de Didáctica das Línguas e de Comunicação, na UTAD, Vila Real.


figura

SALGADO, RAMIRO Xavier da Fonte Fernandes*

Torre de Moncorvo, 19/06/1902 - Vila Nova de Gaia, 06/06/1974

Ramiro Salgado frequentou os colégios de Lamego e Viseu, licenciando-se em Ciências Físico-Químicas na Faculdade de Ciências da Universidade do Porto, em 1928. Trabalhou por um breve período no Observatório Meteorológico da Serra do Pilar, mas a sua vida seria consagrada ao ensino. Como estudante, dedicou-se a dar "explicações de ensino primário, secundário e comercial", numa Escola que tinha justamente este nome. Foi um dos directores do quinzenário Universidade, publicado a partir de 1924: "Queremos habituar o espírito da mocidade académica a não acumular somente conhecimentos, mas a elaborar com eles células novas para a nossa vida intelectual". E, depois de sair da Universidade, dirigiu o Instituto Académico Lusitano, no Porto, e leccionou no Colégio dos Carvalhos, em Vila Nova de Gaia (1931-1934), e no Colégio dos Anjos, em Lisboa (1934-1936).
Aos 34 anos de idade, mudou-se para Torre do Moncorvo, onde durante várias décadas se dedicou, sobretudo, ao ensino particular. Fundador do Colégio Campos Monteiro, em 1936, ali acolheu e ensinou crianças dos dois sexos até 1971. Com outros colegas, dinamizou também, na década de quarenta, o Externato Trindade Coelho, em Macedo de Cavaleiros, e o Colégio de Santa Maria, em Miranda do Douro. Prestou ainda colaboração docente à Escola Técnica, após a sua criação em Torre de Moncorvo, no ano de 1971. Segundo o site da Escola Secundária Dr. Ramiro Salgado (www.esec-dr-ramiro-salgado.rcts.pt), foi transferido para a escola técnica "o equipamento escolar e de laboratório e toda a documentação constituída pelos arquivos de alunos e de professores". (leitura integral)

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* João Carlos Paulo, «SALGADO, RAMIRO Xavier da Fonte Fernandes », in António Nóvoa (dir.), Dicionário de Educadores Portugueses, Porto, Edições Asa, 2003,pp. 1242 - 1243, com adaptações.


ARTIGOS E COMENTÁRIOS

Novas Oportunidades
A ignorância certificada

Marta Oliveira Santos*

Marta Oliveira SantosO país encontra-se com uma taxa muito baixa de escolaridade em relação aos países da EU (União Europeia). Logo há necessidade de colmatar esta situação e, para isso foram criadas “As Novas Oportunidades”, uns cursinhos intensivos de três meses, no fim dos quais os “estudantes”(agora com o nome pomposo de formandos) obtêm o certificado de equivalência ao 9º ou 12º anos. Fantástico, se os cursinhos fossem a sério! ...
Perante a publicidade aos referidos cursos, aqueles que abandonaram a escola ou, por qualquer razão não concluíram um dos ciclos de escolaridade, esfregaram as mãos de contentes, uma vez que agora se lhes oferece a oportunidade de obterem um certificado de habilitações que lhes poderá vir a ser útil. E como diz o ditado”mais vale tarde do que nunca”, eles lá se inscreveram. Por outro lado, três meses das 7.00 às 10.00 horas, horário pós-laboral, uma vez por semana, era coisa fácil de realizar. Coitados daqueles que andam 3 anos (7º, 8º e 9º anos) para concluírem o 3º Ciclo!!! Isso é que é difícil! (leitura integral)

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* Marta Oliveira Santos - Licenciatura em Filologia Românica; colaboradora de várias publicações.

O efeito caranguejo: os exames como reguladores de práticas lectivas

Carla Marques*

Estamos no final do ano lectivo. Com ele chegam os exames nacionais e com eles a reflexão em torno da sua função e implicações no sistema de ensino. Por onde devem passar os eixos centrais do ensino: pelo programa, pelas necessidades dos alunos, pelo manual ou pelo exame?
Por um lado, temos os programas das diferentes disciplinas. Estes são um documento regulador que define metas, competências a desenvolver, conteúdos a abordar, práticas a implementar. O seu papel tem de se centrar necessariamente no plano da regulação, assegurando uma uniformidade nacional.
Noutro plano, encontram-se as necessidades dos alunos, às quais os professores procuram dar respostas que, não raro, implicam um desvio das linhas programáticas de que o sistema não se compadece. Cabe ao professor encontrar um ponto de equilíbrio que lhe permita dar resposta aos desencontros entre a da sala de aula e as exigências impostas pelo currículo. Quantas vezes se vive em equilíbrio difícil face ao desfasamento sentido entre o aluno real e o modelo de aluno implícito na letra dos programas. E não falamos apenas de conhecimentos, falamos também de interesses, de capacidades, de vivências, de dificuldades, de apetências. (leitura integral)

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* Carla Marques - Mestre em Linguística e doutoranda na mesma área. É autora de várias publicações de carácter didáctico e de carácter linguístico. É docente na Escola Secundária/3 de Carregal do Sal.


A PALAVRA AOS PROFESSORES

Nome: Filomena Viegas
Habilitações: Licenciatura em Filologia Românica e Mestrado em Linguística Portuguesa Descritiva
Disciplinas: Português – Tecnologias de Informação e Comunicação
Escola: EB 2.3 Dr. Rui Grácio

- O que é para si ensinar?

Ensinar, para mim, e reporto-me ao ensino do Português, é ser capaz de formar cidadãos de pleno direito, com capacidade para se tornarem falantes competentes no discurso oral, informal e formal, em leitores fluentes e em escritores experientes. Não quer dizer que o faça com sucesso, mas isso não impede que continue a ser esse o objectivo da minha actividade docente.

- O que é um manual da(s) sua(s) disciplina(s) bem conseguido?

O que responde às exigências do programa da disciplina e que consegue ser atraente para os alunos, apresentando as actividades propostas com rigor científico. (leitura integral)


EFEMÉRIDES


Dia


Ano


Referência

16

1373

Os Reis D. Fernando I de Portugal e Eduardo III de Inglaterra assinaram o “Acordo de Westminster” ou o “Tratado de Tagilde”, base da aliança luso-britânica.

1760

O Marquês de Pombal ordenou ao Núncio Apostólico de Lisboa, que abandonasse a capital num dia e o país em quatro.

1910

Classificado como monumento nacional o Castelo de S. Jorge, em Lisboa.

1950

Autoridades portuguesas reprimem manifestação anti-colonial realizada em Mueda, Moçambique.

1963

A astronauta soviética Valentina Tereshkova iniciou uma visita espacial de 70 horas e 41 minutos, tornando-se a primeira mulher a viajar no espaço.

1976

Aprovada em Portugal uma lei proibindo aos maridos o direito de abrirem a correspondência de suas mulheres.

1979

“16 - Junho (sábado). Um pássaro canta no espaço da mata. Canta como louco na radiação do sol. […] Ninguém lhe deve prestar atenção a não ser eu. Não liga importância canta, à mesma, pela pura necessidade de existir. Um dia acabará o seu destino e deixará de cantar. Mas uma tarde de sol, hoje, comigo aqui, ocasional ouvinte, ele explicou a alegria da vida que passou por ele – já tão eterno como os deuses quando era costume existirem.” (Vergílio Ferreira, Conta-Corrente 2)

1996

Morreu, em Lisboa, David Mourão-Ferreira, poeta, e ensaísta, professor universitário. Entre as suas obras contam-se: “Os Amantes e Outros Contos”, “Um Amor Feliz” e “Entre a Sombra e o Corpo


Efemérides:
16 a 30 de Junho (PDF)


ATÉ BREVE

Está a terminar mais um ano lectivo. Não foi um ano fácil, em especial para os professores. Daí a oportunidade da “pausa” nas actividades escolares. O Correio da Educação faz votos que ela seja reconfortante, proporcionando a recuperação de ânimo novo para quem faz da Causa da Educação uma opção de vida.

Procurámos, ao longo do ano, estar junto dos Professores, levando-lhes informação, proporcionando-lhe reflexão e permitindo-lhes aceder a percursos de outros Educadores, noutros tempos e noutros lugares. Pois somos elos de uma cadeia de mulheres e homens que tiveram o privilégio e a responsabilidade cívica de preparar os jovens das sociedades futuras. Não é fácil hoje, como o não terá sido ontem. Mas as coisas fáceis, não são para quem opta pela Educação.

Regressamos em Setembro, com novas energias, novos projectos e um novo Correio da Educação.

Boas férias.

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