segunda-feira, 8 de junho de 2009

Plano de Formação

o Exm.º(ª) Sr.(a) Presidente

O Centro de Formação Contínua da Casa do Professor vem, através de sua excelência, divulgar com todo o apreço o seu plano de formação contínua. Assim sendo, gostaríamos que divulgasse o nosso plano junto de toda a sua comunidade educativa a fim de a informar sobre as nossas ofertas formativas e, também, de despertar o interesse pelo nosso centro de formação.

Grato com a sua colaboração.

Atenciosamente,

A Direcção do Centro de Formação Contínua

PLANO 2009

Cursos de Formação Promovidos pelo Centro de Formação da Casa do Professor

Cursos de Formação Área Específica

Cod.

Designação

Modalidade


Horas

Presenciais

Créd

Destinatários

Formadores

C1Construir reciclando materiaisOficina50hAté 4Grupos 100, 110, 240,

530 e 600

M.ª José Machado
C2Criar brincando - módulo IOficina25hAté 2Grupos 100, 110, 240 e 530Orlando Correia

SeverinoFernandes


C3
O cartaz através do desenho vectorial - como instrumento de comuni. na escolaOficina37h30Até 3Prof. 5º Grupo do 2º CEB, Prof. EVT do 3º CEB e SecundárioRosália Dias
C4Transformações através de decoupage Módulo IOficina25hAté 2Grupos 240, 530 e 600Mª Adélia Silva
C5A Técnica e a arte da decoração de cerâmicaOficina37h30Até 3Grupos 240 e 530Mª Adélia Silva
C6Área tecnológica integrada no curso tecnológico de multimédia - design e animação multimédiaCurso30h1,2Grupos 240, 530 e 600João Andrade

Rui Martins

C7Os violinos tocam de madrugada – oficina de poesiaOficina25hAté 2Grupos 100, 110, 210, 220,

230, 300

Gracinda Castanheira

C8
Orientações para a leccionação da nova Terminologia Linguística para os Ensinos Básico e Secundário – TLEBSOficina37h30Até 3Prof. 1º CEB, Prof. dos 1º, 2º e 3º Grupos do 2º CEB, Prof. dos Grupos 8º A e 8º B do

3º Ciclo e Sec.

Joaquim Cracel
C9O ensino-aprendizagem da comunicação oral na aula de língua portuguesaOficina25hAté 2Prof. Português Ensino Básico e SecundárioHilário Sousa
C10Escreve-se com o coração, reescreve-se com a razãoOficina

Ens. Distância

25hAté 2Grupos 200, 210, 220, 300,

310 e 320

Vera Magalhães
C11O Humor nos media e o ensino da língua portuguesaOficina25hAté 2Grupos 200, 210, 220, 300 e 320Luís Miguel Pereira
C12Ler e escrever na era 2.0 – contributos das ferramentas digitaisOficina25hAté 2Grupos 100, 110 e 300Ádila Faria

Paulo Faria

C13Ensinar língua portuguesa no 1.º e no 2.º CEB. com recurso às TIC: utilização da aplicação multimédia Histórias com Árvore, Gato, Sol e Lua.Oficina25hAté 2
Grupos 110, 200, 210,

220 e 300

Rita Peixoto
C14Os Lusíadas e a mensagem: uma abordagem inter textualCurso37h301,5Grupo 300Isabel Fidalgo
C15Ler e escrever com as TIC: novos horizontes para o 1.º Ciclo do E.B.Oficina25hAté 2Grupos 100 e 110Luciana Ferreira
C16Sentir o Livro: promoção da leitura e da escrita na biblioteca dando corpo ao PNLOficina25hAté 2
Grupos 100 e 110

Luciana Ferreira
C17Inglês no Jardim-de-infância e no 1.º Ciclo do E.B. – do porquê ao comoOficina25hAté 2Grupos 100, 110, 220 e 330Rita Peixoto
C18Um currículo para o desenvolvimento das competências na área disciplinar de Inglês ou uma pedagogia p/ a autonomiaCírculo Estudos25hAté 1,5
Grupos 100, 110, 220 e 330
Rita Peixoto
C19matematic: as TIC na aprendizagem da matemáticaOficina25hAté 2Grupos 100, 110 e 230João Ferreira
C20Os novos programas e o ensino das ciências naturaisOficina37h30Até 3Prof. 4º Grupo do 2º CEB, Grupo 11ºB (3º CEB) e Sec.Georgina Rodrigues
C21O ensino experimental das ciências: novas práticas no ensino básicoCurso25h1Grupo 110Susana Pereira
C22Linguagem Alternativa – Língua GestualCurso25h1Educadores, Prof. Ensino

Básico e Ens. Especial

Mª Luísa Ferreira
C23Avaliação e Intervenção terapêutica em crianças com problemas de linguagem e de falaCurso37h30m1,5
Educadores, Prof. Ensino

Básico e Ens. Especial

Mª Luísa Ferreira
C24Criação de materiais de apoio para alunos com NEEOficina25hAté 2Educadores, Prof. Ensino

Básico e Ens. Especial

Manuela Dias
C25Curso de iniciação à escalada no meio natural, enquadramento de alunosCurso50h2Grupos 260 e 620Jorge Martins
C26O ensino experimental das ciências: novas práticas no ensino básico (2º e 3º Ciclos)Curso25h1
Grupos 230 e 520
Susana Pereira
A13/C27A música enquanto expressão no ensino pré-escolar e 1º CicloCurso50h2Grupos 100 e 110Luís Capela
Your browser may not support display of this image.
A15/C28O Ensino da Música: programa FinaleOficina25hAté 2Grupos 110, 250 e 610Valdemar Martins
A19/C29Atelier de expressão e educação plásticaOficina25hAté 2Grupos 100, 110, 240Manuela Janela
A12/C30Introdução à gestão do património culturalCurso25h1Grupos 200 e 400Alda Rodrigues
A9 /C31Ensino da História: a aula-oficinaOficina25hAté 2Grupos 200 e 400Amélia Samarão
A7 /C32Desenvolvimento de projectos científicos na sala de aula: metodologia, apresentação e avaliaçãoOficina25hAté 2Grupos 510Zita Esteves
A2 / C33Língua portuguesa e novas literaciasOficina25hAté 2Grupos 110, 200, 210, 220,

300, 310, 320

Luís Miguel Pereira
A8 / C34Recursos didácticos no ensino da física e química do 3º cicloOficina25hAté 2Grupos 510Zita Esteves
A10 / C35Desenvolver competências em história com recursos inovadoresOficina25hAté 2Grupos 200 e 400Amélia Samarão
A11 / C36Oficina de Formação: Defesa do Património CulturalOficina25hAté 2Grupos 200 e 400Alda Rodrigues
A18 / C37As T.I.C. no apoio à organização do ensinoOficina25hAté 2Grupos 100, 110João Ferreira
A3/ C38NEE: O ensino de alunos com DislexiaOficina25hAté 2Grupos 100, 110, 200, 210, 220, 300, 320, 330, 910, 920, 930Manuela Dias
A21/C39As TIC no 1º Ciclo - Aplicação Prática do Magalhães no Contexto EducativoOficina25hAté 2Grupo 110Valdemar Martins
C40Área Tecnológica Integrada no Curso Tecnológico de Informática – Gestão de Base de DadosCurso25h1
Grupo 550 (3º Ciclo do Ensino Básico) e Secundário

Rui Martins
A20/C41Ensino da Matemática: a estatística para além da médiaCurso25h1Grupos 230 e 500Sílvia Carvalho
A21/C42O tratamento da fotografia digital como ferramenta na escola – formação inicialOficina25hAté 2Grupos 240, 530, 550, 600Rosália Dias
A22/C43O cartaz através do desenho vectorial como instrumento de comunicação na escolaOficina25hAté 2Grupos 240, 530, 550, 600Rosália Dias

Cursos de Formação Área não Específica

Cod

Designação

Modalidade


Horas

Presenciais

Créd

Destinatários

Formadores

B1Apresentação multimédia e InternetOficina37h30Até 3Todos os GruposPaula Ferreira
B3A utilização das TIC nos processos de ensino e aprendizagemOficina

Ens. Distância

25hAté 2Todos os GruposRui Martins

João Andrade

B4Técnica VocalCurso25h1Todos os GruposSónia Sousa
B6Oficina de Formação: Dinâmica Teatral em Contexto EscolarOficina37h30Até 3Todos os GruposSónia Sousa
B7Projecto curricular de turmaOficina37h30Até 3Prof. Ensino Básico e

Secundário

Carlos Silva
B8Educação da sexualidade na escolaOficina25hAté 2Prof. Ensino Básico

e Secundário

Teresa Ribeiro

A1/

B9

Histórias contadas - a literatura e a cultura tradicionais no ensino da língua, no incentivo à leitura e na dinamização das bibliotecas escolares
Curso

37h30

1,5

Grupos 100, 110, 200, 210,

220 e 300

António Castanheira
A17/B10Desenvolvimento de competências básicas em ExcelOficina25hAté 2Todos os GruposJoão Ferreira
A14/B11Edição de pautas e partituras musicais: O EncoreCurso37h301,5Grupos 100, 110, 250, 610Luís Capela
A16/B12O cavaquinho e a música tradicional na prática educativaCurso37h301,5Grupos 100, 110, 250, 610Luís Capela



Informações dos seguintes contactos: ' 253 609 250 Fax 253 609 259 È969 659 802

Email: casadoprofessor@mail.ptprime.pt

Sem comentários:

DOCUMENTOS DA APEE - AFGC

LIVROS NEE




Associação de Pais e Encarregados de Educação

RECOMENDAÇÕES DA GRIPE A

Video