quinta-feira, 25 de junho de 2009


EDUCAR PARA OS MEDIA

Foi com o maior interesse e grande expectactiva que a ACMedia integrou o Grupo de Peritos que acompanhou toda a preparação, lançamento e execução do programa Media Smart, lançado em 2008 pela APAN (Associação Portuguesa de Anunciantes), por duas razões:

Em primeiro lugar, porque nos pareceu haver uma complementaridade evidente entre este programa e o principal projecto da ACMedia “Educar para os Media” .

Em segundo lugar, porque inicialmente temíamos que o programa Media Smart tivesse um âmbito redutor, limitando-se a ser “uma publicidade da Publicidade”.

Comecemos pela primeira razão.

Educar para os Media é um projecto de acção pedagógica lançado pela Associação Portuguesa de Consumidores de Media desde 2000, motivado pela importância crescente da televisão na vida das famílias como meio de informação, entretenimento e formação e pelo desenvolvimento progressivo de novas tecnologias de comunicação e a enorme facilidade e apetência com que os jovens a elas acedem.

Este projecto procura desenvolver uma atitude crítica e reflexiva perante as mensagens veiculadas pelos Media e despertar a sensibilidade e criatividade face às possibilidades de enriquecimento que oferecem os meios de comunicação no processo ensino/aprendizagem, procurando fornecer aos consumidores um conjunto de ferramentas de selecção que lhes permita fazer opções de utilização com critério.

Ora é precisamente no campo da descodificação de mensagens veiculadas pelos meios de comunicação, no apuramento do espírito crítico e no desenvolvimento da criatividade no âmbito específico da Publicidade que se vem inserir o programa Media Smart e daí a sua complementaridade com o projecto da ACMedia.

Quanto à segunda razão, rapidamente desapareceu a reserva inicial (objectivo não declarado de publicitar a Publicidade) mercê de um trabalho de franca colaboração entre a APAN e os representantes de diferentes áreas que integram o Grupo de peritos.

Da experiência destes meses de trabalho conjunto de acompanhamento ficámos com a convicção que:

- O projecto Media Smart é um programa bem concebido do ponto de vista pedagógico;

- Reuniu e distribuiu um conjunto de material de elevada qualidade técnica e visual e de grande facilidade e variedade de utilização por professores e alunos, o que facilita e enriquece a preparação das aulas;

- A transversalidade do tema permite o seu aproveitamento por todas ou quase todas as disciplinas de um mesmo ano;

- Os módulos de apoio ao programa baseiam-se em princípios e valores universais, como o respeito pela dignidade humana, a honestidade e verdade das mensagens transmitidas;

- Procura transmitir também critérios de escolha, baseados na atenção crítica ao que é publicitado.

Nesta conformidade a Associação Portuguesa dos Consumidores de Media (ACMedia) continuará, na medida das suas possibilidades, a apoiar o programa Media Smart por que julga que “Para um público esperto (haja) um olhar mais desperto”.

Lisboa, 9 de Junho de 2009

Maria Luiza Vaz Pinto



Outros artigos

2009-03-23
A nova geração de crianças em Portugal. A Geração Net.

2009-01-30
O Programa Media Smart nas Escolas Portuguesas

2009-01-06
A Educação para a Cidadania

Sem comentários:

DOCUMENTOS DA APEE - AFGC

LIVROS NEE




Associação de Pais e Encarregados de Educação

RECOMENDAÇÕES DA GRIPE A

Video