terça-feira, 17 de março de 2009

Boletim Semanal de Informações ao MAP

Publicado em Diário da República
Declaração de rectificação n.º 747/2009. D.R. n.º 48, Série II de 2009-03-10 Ministério da Educação ― Direcção-Geral dos Recursos Humanos da Educação
Rectificação relativa ao aviso n.º 4664/2009, publicado no Diário da República, 2.ª série, n.º 42, 2 de Março de 2009.(Aviso de abertura do concurso de recrutamento para o exercício de funções docentes de ensino português no estrangeiro, em regime de contrato, para o ano escolar 2009, na República de África do Sul, Namíbia e Suazilândia).
Despacho n.º 7345/2009. D.R. n.º 49, Série II de 2009-03-11, do Ministério da Educação ― Gabinete da Ministra
Atribui anualmente o Prémio Nacional de Professores, dirigido a todos os educadores de infância e professores dos 1.º, 2.º e 3.º ciclos do ensino básico e do ensino secundário.
Aviso n.º 5432-A/2009. D.R. n.º 50, Suplemento, Série II de 2009-03-12, do Ministério da Educação ― Direcção-Geral dos Recursos Humanos da Educação
Aviso de abertura do concurso de educadores de infância e de professores dos ensinos básico e secundário para o ano escolar de 2009-2010. Para publicação em Diário da República ― Despacho da Ministra da EducaçãoIdentifica as Escolas que se devem considerar Escolas Prioritárias para efeitos de atribuição de recursos no âmbito dos diversos projectos do Ministério. Programa Territórios Educativos de Intervenção Prioritária (TEIP2).
― Portaria do Gabinete do Secretário de Estado da EducaçãoHabilitação profissional legalmente exigida para o grupo de recrutamento de Espanhol (código de recrutamento 350).
Informações Gerais ― APEE da Escola EB 2/3 Sophia de Mello Breyner - Arcozelo - Vila Nova de Gaia
Endereços do sítio na rede da associação de pais: http://paissmbreyner.pt.vu/
― Magalhães: Guião de desinstalação do programa GCompris instalado no sistema Caixa MágicaForam detectados erros ortográficos no programa GCompris, instalado no sistema Caixa Mágica, do computador Magalhães.
A Direcção Geral de Inovação e Desenvolvimento Curricular (DGIDC) disponibiliza a todos os interessados um guião de desinstalação do programa.
― Boletim ISPA 2.º número já está disponível para consulta
― 'Raríssimas' - Associação Nacional de Deficiências Mentais e Raras
É com grande satisfação que divulgamos os endereços na rede desta associação.Mais informação em: www.rarissimas.pt e http://rarissimas.blogs.sapo.pt
― Cinemateca Júnior
No âmbito do Protocolo de Colaboração celebrado entre a Direcção Geral de Inovação e Desenvolvimento Curricular (DGIDC) e a Cinemateca Portuguesa – IP / Museu do Cinema, procede-se à divulgação do programa para Março e Abril de 2009 com as actividades da Cinemateca Júnior.
Para mais informações:
― Edição 2009 do Prémio Nacional de ProfessoresO Ministério da Educação promove a terceira edição do Prémio Nacional de Professores, dirigido a todos os educadores de infância e professores dos ensinos básico e secundário.
Para mais informações: http://www.min-edu.pt/np3/3303.html
― Questionário de Avaliação da Educação para a Saúde nas escolas.Vai ser colocado on-line, durante o mês de Março, um Questionário de Avaliação da Educação para a Saúde nas escolas.
Para mais informações: http://sitio.dgidc.min-edu.pt
― 2005-2009: Uma legislatura de mais e melhor Educação O Ministério da Educação divulgou um ‘AaZ da Educação', onde se faz um ponto de situação do trabalho feito e dos resultados alcançados nesta legislatura.
Para mais informações: http://www.min-edu.pt/np3/3309.html
― Ofício Circular n.º 2Acesso dos alunos das Escolas Profissionais às cantinas das Escolas Básicas e/ou Secundárias públicas.
Para mais informações: www.drelvt.min-edu.pt/
― Dia Mundial da Poesia
Dia 21 de Março, pelo segundo ano consecutivo, as salas do Centro Cultural de Belém (CCB) vão abrir-se à poesia e aos poetas, na comemoração de mais um Dia Mundial da Poesia.Iniciativas promovidas conjuntamente pelo Plano Nacional de Leitura e Centro Cultural de Belém.
Para mais informações: http://www.min-edu.pt/np3/3331.html
― Enunciados dos Exames Nacionais de Língua Portuguesa do 3.º CicloEncontra-se já à venda o livro com os enunciados dos Exames Nacionais de Língua Portuguesa do 3.º Ciclo, de 2005 a2008, acompanhados dos respectivos Critérios de Classificação oficiais.
Para mais informações: www.eme.pt/
― Plano Nacional de Leitura nas montras do Ministério da EducaçãoA leitura é o tema que está em destaque nas montras do Ministério da Educação, nas suas instalações situadas na Avenida 5 de Outubro, em Lisboa, durante o mês de Março.
Para mais informações: http://www.min-edu.pt/np3/3333.html
― Oferta de Estágios ProfissionalizantesVagas para estágios de 2 meses - Abril e Maio.
Para mais informações: http://sitio.dgidc.min-edu.pt
― Concurso “Jovens Cientistas e Investigadores”A Fundação da Juventude, com a colaboração do Ministério da Educação, está a promover a 17.ª edição do concurso “Jovens Cientistas e Investigadores” destinado a jovens estudantes com idades compreendidas entre os 15 e 20 anos de idade.
Para mais informações:
― Encontro Nacional de Professores de GeografiaA Associação de Professores de Geografia organiza, entre 2 e 4 de Abril, em Estremoz, o XXIII Encontro Nacional de Professores de Geografia.
Para mais informações: http://w3.dren.min-edu.pt
― Concurso de Docentes 2009Está disponível no sítio da Direcção Geral dos Recursos Humanos da Educação (DGRHE) um desdobrável relativo ao Concurso de Docentes 2009.
Poderá ser consultado em: http://www.dgrhe.min-edu.pt/
― Deliberação n.º 2/2009Utilização dos exames nacionais como provas de ingresso.
Para mais informações: http://www.dges.mctes.pt
― Concurso de apoio às Bibliotecas Escolares do Ensino Secundário ― Fundação Calouste Gulbenkian
Estão abertas candidaturas de apoio a Bibliotecas Escolares/Centros de Recursos de Escolas que ministrem o Ensino Secundário.As candidaturas ao presente concurso devem ser enviadas para a Fundação Calouste Gulbenkian, até ao dia 18 de Maio de 2009.
Para mais informações: www.rbe.min-edu.pt/
― Olimpíadas Nacionais de Informática 2009
Para mais informações: http://www.drealg.min-edu.pt
― Integração RBE 2009 ― 1.º CEB
Abertura de candidatura da Rede de Bibliotecas Escolares (RBE) 2009.
Para mais informações: www.rbe.min-edu.pt/
― Programa Gulbenkian de Combate ao Insucesso e Abandono Escolares
As candidaturas podem ser enviadas ao Serviço de Educação e Bolsas, até ao dia 30 de Abril de 2009, por instituições públicas do Ensino Básico (Pré Escolar e 1.º,2.º e 3.º ciclos) que apresentem projectos consonantes com o objecto do concurso, nos termos do Regulamento.
Para mais informações: http://www.drec.min-edu.pt/
― Primeira reunião dos avaliadores externos realiza-se no Porto
A primeira reunião da Comissão de Acompanhamento do Projecto de Avaliação da Aplicação do Decreto-Lei n.º 3/2009, que define os apoios especializados a prestar nos diversos níveis de ensino aos alunos com necessidades educativas especiais de carácter permanente, realizou-se, na Escola Superior de Educação do Porto.
Para mais informações: http://www.min-edu.pt/np3/3338.html
― 3.º Concurso de Vídeo Escolar Oito e Meio
O 3.º Concurso de Vídeo Escolar Oito e Meio é uma iniciativa do Clube de Cinema 8 e Meio da Escola Secundária Eça de Queirós da Póvoa do Varzim, dirige-se aos alunos das escolas secundárias a nível nacional e conta com os apoios institucionais da Escola Secundária Eça de Queirós e da Câmara Municipal da Póvoa de Varzim.
Para mais informações: http://sitio.dgidc.min-edu.pt
― Prémio de vídeo sobre empreendedorismo europeu
Pretende promover a reflexão em torno do empreendedorismo e incentivar a aposta em carreiras empresariais.Está dividido em três categorias temáticas: O espírito empresarial, Empreendedorismo inovador e Empreendorismo responsável.
Para mais informações: http://w3.dren.min-edu.pt
― A Matemática nos Primeiros Anos - XII Encontro Nacional
Encontro Nacional organizado pelo grupo de Trabalho do 1.º Ciclo do Ensino Básico, da EB 2,3 de Caldas das Taipas - Guimarães, dias 2 e 3 de Abril de 2009.
Para mais informações: http://www.drec.min-edu.pt/
Fontes: Boletim CIREP, Ministério da Educação, Confap, Outros

Sem comentários:

DOCUMENTOS DA APEE - AFGC

LIVROS NEE




Associação de Pais e Encarregados de Educação

RECOMENDAÇÕES DA GRIPE A

Video