terça-feira, 31 de março de 2009

Mensagem do Presidente do Conselho Executivo do Agrupamento Vertical Dr. Francisco Gonçalves Carneiro

"Com a publicação de mais uma edicção do Jornal Escolar do Agrupamento Vertical Dr. Francisco Gonçalves Carneiro é tempo de reflectir, não apenas sobre o que é o nosso Jornal mas sobretudo sobre a "nossa" Escola/Agrupamento. Antes de mais é hora de reconhecer o excelente trabalho que a equipa dinamizadora do Jornal tem realizado, com a colaboração e contributo de todos quantos têm dedicado um pouco do seu tempo a esta iniciativa, em especial aos nossos alunos com os seus trabalhos, aos seus docentes que os orientam e aos Encarregados de Educação a quem quase sempre se destina o nosso Jornal. Uma palavra de reconhecimento quero também deixar à Associação de Pais do Agrupamento pela sua prestimosa colaboração a todos os níveis. A toda a equipa dinamizadora tenho que reconhecer o seu empenho e profissionalismo que ao longo de mais um período dedicaram a esta causa e que só termina quando chega às mãos de cada um.
Mas também é tempo de reflectir, o que acontece preferencialmente no final de cada período, sobre o que foi mais este tempo que voou quase sem darmos por ele. É tempo de pensarmos nos alunos, no que conseguimos transmitir-lhes em termos de conhecimentos, de valores, de atitudes, de saber ser e de saber estar. Todos sabemos como a tarefa de educar é cada vez mais difícil, novos desafios nos surgem diariamente, mas termos também que continuar a dizer que essa é uma tarefa de todos, em conjunto com as famílias, com os técnicos, com as instituições e não apenas uma tarefa dos professores. Os jovens são cada vez mais exigentes e a sociedade pede cada vez mais tempo aos pais retirando-o assim aos filhos. Cada vez mais a Escola é chamada a acolher por mais tempo os seus alunos e a dedicar-lhes mais tempo disponível com actividades lúdicas, pedagógicas e sociais. À Escola pede-se cada vez mais que tenha uma intervenção activa na vida social e familiar dos seus alunos e nem sempre com os meios necessários. Vivemos tempos difíceis para todos e só com as mãos unidas poderemos dar alguma esperança aos nossos jovens.
É também tempo de reflectir sobre os resultados, sobre os sucessos e os fracassos, uns e outros que são fruto de todos os que estão envolvidos nesta nobre causa que é a educação. É tempo de reflectir, de propor, de alterar, de começar de novo se for preciso. É nisto que consiste a educação, dar um passo de cada vez, tropeçar quando necessário mas seguir em frente. Para isso temos que continuar a contar com o empenho de toda a comunidade educativa, ainda que nem todos possam contribuir com o que seria de esperar. No nosso Agrupamento temos conseguido alcançar alguns sucessos que nos pareciam difíceis de alcançar, mas sabemos que ainda temos um grande caminho pela frente e a certeza de que o queremos percorrer.
Também nos aproximamos de mais uma época festiva que é a Páscoa, o que só por si nos deveria fazer reflectir sobre os valores da sociedade actual, os seus problemas, as suas incertezas, as suas virtudes e os seus defeitos. O objectivo dessa reflexão deve ser a procura do caminho certo para um mundo melhor, mais fraterno, mais amigo do ambiente, menos materialista e mais humano.
Para todos os elementos da Comunidade Educativa, o Presidente do Conselho Executivo, quer deixar uma palavra de gratidão e de esperança mas também votos de uma Páscoa Feliz!"
Professor Fernando Dias

Sem comentários:

DOCUMENTOS DA APEE - AFGC

LIVROS NEE




Associação de Pais e Encarregados de Educação

RECOMENDAÇÕES DA GRIPE A

Video