terça-feira, 24 de março de 2009

EDUCAR PARA A LEITURA

EDUCAR PARA A LEITURA “
A Associação de Pais e Encarregados de Educação da Escola Básica dos 2º e 3º Ciclos de Cantanhede leva a efeito no próximo dia 27 de Março de 2009 pelas 21h30 na Biblioteca Municipal de Cantanhede, uma palestra com o tema “ EDUCAR PARA A LEITURA “ tendo como palestrantes intervenientes os ilustres escritores MATILDE ROSA ARAÚJO, ARSÉNIO MOTA entre outros escritores locais. Esta acção de sensibilização é dirigida aos pais, professores e demais agentes da comunidade educativa do agrupamento de escolas de Cantanhede AEC, bem como ao público em geral, englobando toda a população escolar.
A APEEB 2,3 de Cantanhede tem o objectivo de sensibilizar os pais, educadores, professores e alunos para os bons hábitos de leitura. Durante a tarde do dia 27 de Março, os escritores convidados visitarão algumas Escolas do Agrupamento.
Matilde Rosa Araújo nasceu em Lisboa em 1921. Licenciou-se em Filologia Românica pela Faculdade de Letras da Universidade Clássica de Lisboa. Foi professora do primeiro Curso de Literatura para a Infância, que teve lugar na Escola do Magistério Primário de Lisboa. Autora de mais de duas dezenas de livros de contos e poesia para crianças, tem-se dedicado, ao longo da sua vida, aos problemas da criança e à defesa dos seus direitos. É autora de alguns volumes sobre a importância da Literatura Infanto-Juvenil na formação da criança e sobre a educação do sentimento poético como mais-valia pedagógica. Grande Prémio de Literatura para Criança da Fundação Calouste Gulbenkian em 1980; Prémio atribuído para o melhor livro estrangeiro (novela O Palhaço Verde), Brasil, em 1991.
Arsénio Mota nasceu a 25 de Abril de 1930 na Freguesia de Bustos, Concelho de Oliveira do Bairro. Exerceu diversas profissões, nomeadamente a de tradutor e editor de livros. É jornalista aposentado do Jornal de Notícias e reside no Porto. Publica, desde 1955, livros de poesia, crónica, ficção, estudos e ensaios diversos. É autor de contos para crianças. Prémio Literário Carlos de Oliveira em 2005.

Sem comentários:

DOCUMENTOS DA APEE - AFGC

LIVROS NEE




Associação de Pais e Encarregados de Educação

RECOMENDAÇÕES DA GRIPE A

Video