sábado, 7 de março de 2009

Dia Mundial da Floresta 2009

A Câmara Municipal de Chaves pretende assinalar o Dia Mundial da Floresta com actividades lúdico-pedagógicas, destinadas a todos os Jardins-de-infância e Escolas de 1º Ciclo do Ensino Básico, da rede pública e privada de todo o Concelho.

Considerando que este ano tal data, 21 de Março, coincide com um sábado, as actividades decorrerão nos dias 20 de Março em Vidago e 23 e 24 de Março no Santuário da Nossa Sr.ª da Aparecida em Calvão, constando de demonstrações pelos Sapadores Florestais da Associação Florestal e Ambiental do Concelho de Chaves (AFACC), do Grupo de Intervenção de Protecção e Socorro da Guarda Nacional Republicana (GIPS - GNR) e dos Bombeiros Voluntários do Concelho, bem como outras actividades lúdicas e desportivas ao ar livre.

Assim, convida-se a escola que V. Exª superiormente dirige a participar nesta iniciativa, conforme calendarização (prevista) em anexo, podendo esta vir a ser alterada. Mais se informa que o transporte é assegurado pela Câmara Municipal, agradecendo que confirmem a vossa participação através da devolução da ficha em anexo até ao dia 17 de Março, na Divisão de Educação e Desporto, no Centro Cultural de Chaves, ou no seu reenvio através do e-mail ded.cmc@gmail.com.

Em anexo segue também informação adicional referente à actividade.

OBS: Agradeço que acusem a recepção do e-mail.

Com os melhores cumprimentos,

Tânia Oliveira

- Divisão de Educação e Desporto

Município de Chaves

Centro Cultural de Chaves

Telef. 276333713/14

Fax. 276322535


Dia Mundial da Floresta 2009 - 20, 23 e 24 de Março de 2009

- Parque Florestal junto aos Bombeiros – Vidago (20 de Março)

- Santuário da Nossa Srª da Aparecida – Calvão (23 e 24 de Março)

- Alunos do ensino pré-escolar e 1º ciclo do ensino básico da rede pública e Proposta de actividades:

- Acção de sensibilização, com a participação dos Sapadores Florestais da Associação Florestal e Ambiental do Concelho de Chaves (AFACC), Grupo de Intervenção de Protecção e Socorro da Guarda Nacional Republicana (GIPS) e Bombeiros Voluntários do Concelho, onde serão feitas demonstrações das actividades de prevenção e limpeza da floresta e de combate aos incêndios. Permitirá também o contacto com algumas profissões que estão associadas à - Jogos lúdicos, desportivos, danças, passeios pedestres, Pinta-faces…

- Associação Florestal e Ambiental do Concelho de Chaves (AFACC)

- Grupo de Intervenção de Protecção e Socorro da Guarda Nacional Republicana (GIPS de Vidago)

- Bombeiros Voluntários do Concelho;

- Recomenda-se roupa desportiva (fato de treino e sapatilhas);

- Será oferecido lanche e uma lembrança.


Informação complementar:


Funções dos Sapadores Florestais~:
O Sapador Florestal é um trabalhador especializado, com perfil e formação específica adequado ao exercício das funções de prevenção dos incêndios florestais, através de acções de silvicultura preventiva, nomeadamente da roça de matos e limpeza de povoamentos, da realização de fogos controlados, da manutenção e beneficiação da rede divisional, linhas quebra-fogo e outras infra-estruturas.
O sapador florestal exerce ainda funções de:
a) Vigilância das áreas a que se encontra adstrito;
b) De apoio ao combate aos incêndios florestais e às subsequentes operações de rescaldo;
c) De sensibilização do público para as normas de conduta em matéria de acções de prevenção, do uso do fogo e da limpeza das florestas, nomeadamente através da sua demonstração.
GIPS (Grupo de Intervenção Protecção e Socorro)
O GIPS (Grupo de Intervenção Protecção e Socorro) é uma força de elite no que tange à área da Protecção Civil. A sua criação no seio da Guarda Nacional Republicana teve como propósito o despoletar de um novo ímpeto da Protecção Civil em Portugal, revolucionando a actuação em primeira intervenção em incêndios florestais (com equipas heli-transportadas), estendendo-se esta dinâmica a outras ocorrências.
Os militares do GIPS estão preparados e equipados para intervir em primeira intervenção em qualquer tipo de situação de protecção e socorro em todo o território nacional, existindo contudo especialistas em áreas como as matérias perigosas, busca e resgate em estruturas colapsadas, mergulho emontanhismo.Existe ainda a vertente tipicamente policial que é exercida de acordo com as necessidades do Comando do Destacamento Territorial da zona de Acção, sendo estas predominantemente operações típicas de forças de reserva.
Mais informações em http://www.gnr-gips.org/

Sem comentários:

DOCUMENTOS DA APEE - AFGC

LIVROS NEE




Associação de Pais e Encarregados de Educação

RECOMENDAÇÕES DA GRIPE A

Video