sábado, 7 de março de 2009

V Encontro Concelhio de Associações de Pais

V Encontro Concelhio de Associações de Pais “A Educação dos Meus Filhos”
No passado dia 17 de Janeiro, a Fapel organizou o seu 5º Encontro Concelhio subordinado ao tema “A Educação dos Meus Filhos”, tendo contado com a presença do Secretário de Estado Adjunto e da Educação, Dr. Jorge Pedreira, o Vereador do Pelouro Sócio-Cultural da Câmara Municipal de Loures, Dr. Ricardo Leão, e a presidente da Federação, Cristina Valadas na sessão de abertura. O Secretário de Estado Adjunto e da Educação, começou por agradecer o convite que lhe foi dirigido pela FAPEL, mencionando de seguida que era um orgulho para o Governo todo o trabalho que tem vindo a ser desenvolvido na área da Educação no País mas salientou que há ainda muito a fazer, sendo que as mudanças e alterações que têm vindo a ser introduzidas no sistema de ensino em Portugal visam, sobretudo, preparar os nossos alunos e jovens, desenvolvendo todas as suas capacidades no sentido de obter os melhores resultados.
Após ter feito um resumo do trabalho desenvolvido pelo Ministério da Educação até aqui, salientou a decisão do Governo de passar competências para as autarquias, descentralizando poderes, outra das medidas que considera positivas, uma vez que são as Câmaras Municipais que estão mais próximas das escolas tornando todo o trabalho mais fácil e ágil, sendo este ajudado por todo o processo de reforma que se referiu anteriormente. O Dr. Jorge Pedreira reconheceu também que a participação dos Pais nas Escola é importante e é desejo do Ministério que as escolas sejam abertas aos Pais, de forma a permitir a sua participação activa. Considera fundamental, o trabalho entre os Pais, Professores e Auxiliares, pois contribuirá para uma melhor educação e para que os alunos obtenham um maior grau de ensino. Entende que isso já acontece, uma vez que os jovens que agora saem das escolas já têm um grau de ensino e de aprendizagem muitas vezes superior aos dos próprios Pais. Referiu também o Programa Novas Oportunidades como um meio disponível nas escolas para formar os Pais.
Finalizou a sua intervenção afirmando que considera que mesmo havendo muito ainda por fazer, o Governo crê que chegaremos ao nosso objectivo: termos um ensino de excelência. Seguidamente o Senhor Vereador do Pelouro Sócio-Cultural da Câmara Municipal de Loures, Dr Ricardo Leão, após agradecer o convite da Fapel, referiu que o facto do Concelho de Loures ser o 5º maior do País resulta que, neste ano lectivo, estejam cerca de 1.559 crianças na rede publica do ensino pré-escolar, cerca de 8.219 no 1º ciclo e cerca de 9.707 nos 2º e 3º ciclos e, que em equipamentos da rede pública, o Concelho está dotado com 43 jardim-de-infância, 62 escolas 1º ciclo e 13 do 2º e 3º ciclos. Sabendo que existem muitas crianças carenciadas no Concelho, uma das principais apostas do Município foi aumentar o número de refeições servidas nas escolas, sendo que neste momento existem 98 escolas com serviço de refeições, o que implica um apoio orçamental de cerca de 3.300 mil euros.
O prolongamento de horário nos jardins de infância foi outras das apostas, sendo que neste momento 1.834 crianças beneficiam deste apoio que representa uma cobertura de 98% das necessidades. No que concerne ao transporte escolar, os alunos abrangidos são cerca de 2.800 e o apoio orçamental é de 2.200 mil euros. No que respeita às actividades de enriquecimento curricular, o vereador afirmou que as associações de pais foram e continuam a ser um parceiro privilegiado para o sucesso obtido. Cerca de 6.700 crianças, 100% dos alunos que frequentam as escolas da rede pública têm actividades. As dificuldades levantadas por muitas escolas funcionarem em horário duplo foram resolvidas, não só pelas próprias escolas, mas com a ajuda fundamental das associações de pais. Concluindo, o Dr. Ricardo Leão afirmou que na Câmara Municipal de Loures, a Educação é vista como um investimento e acredita que vão continuar a desenvolver um bom trabalho com a ajuda e a dinâmica de todos os parceiros, nomeadamente da Fapel, das Associações de Pais, e de outros intervenientes na comunidade.
A oradora convidada Dra. Teresa Martins, para o debate intitulado “A Família e a Comunidade”, moderado por Manuel Benito, fez uma apresentação sobre as actividades a nível educacional desenvolvidas pela sua junta de freguesia em conjunto com os vários parceiros da comunidade, há catorze anos. As dificuldades e constrangimentos que existiam para a população da freguesia, onde está integrado o maior bairro social da Europa, levou o Executivo da Junta a implementar uma série de actividades, onde o empenho daquela equipa e de todos os parceiros é fundamental para as famílias conseguirem encontrar apoio na comunidade. Além da persistência necessária, a Dra. Teresa Martins, Vogal da Junta de Freguesia de Carnide com o Pelouro da Educação, referiu que “é preciso engenho para levar à participação das famílias”, pois o contacto directo com as famílias é muito importante e a informaçãosobre o que se passa na comunidade é fundamental, sendo que esta comunicação é muitas vezes informal. Falou ainda sobre o projecto educativo explicando as várias actividades, sendo claro que existe uma grande participação de toda a comunidade e especialmente dos Pais.
O trabalho em conjunto que é desenvolvido diariamente por todos os parceiros, vem de encontro, muitas vezes, às necessidades das famílias da comunidade, levando-as, a elas próprias, a participar. Apresentou o projecto do “Orçamento participativo de jovens e pais” que considera muito interessante. Neste projecto existe um grupo de trabalho que pretende sobretudo, para além de encontrar problemas, apresentar sugestões para a sua resolução. Neste grupo de trabalho (Conselho Consultivo), estão presentes muitos dos intervenientes da comunidade, facilitando assim o diálogo e a própria resolução dos problemas. Finalizou a sua apresentação, referindo que se este é um trabalho que pode levar muito tempo a dar os seus frutos é também muito gratificante quando é perceptível o empenho de toda a comunidade na busca de um objectivo comum que é a ajuda das famílias. Nas intervenções que se seguiram, surgiram as questões de como levar os pais a participarem mais na vida escolar dos filhos, ou de como levá-los a serem mais participativos, e ainda, de que forma é possível dar mais visibilidade ao trabalho que as associações de pais realizam nas escolas. A Dra. Teresa Martins começou por referir que o pedido de ajuda à participação de pais e jovens é muito importante e, esta foi a questão que originou o projecto de orçamento participativo desenvolvido pela Junta, onde a presença das associações de pais no Conselho Consultivo é muito importante.
Desta forma, consegue-se passar a mensagem de que trabalhando juntos se consegue resolver efectivamente os problemas. Continuou, dizendo que se infelizmente os pais não vão à escola, então deve ser a escola a vir para a rua chamar a atenção de toda a comunidade e, isso pode ser feito de várias formas, como por exemplo, pequenas de festas na escola ou apresentações de trabalhos feitos pelos alunos, fora dela. Naturalmente este não é um processo fácil e todo este trabalho que a Junta de Freguesia tem desenvolvido é fruto de vários anos de trabalho, e continua a ser um trabalho diário intenso.
Voltando a afirmar que é preciso engenho para levar os pais a participar, deixou algumas sugestões:
- Conseguir que as coisas boas também levem os pais à escola;
- Disponibilizar a informação o mais próximo possível – o contacto directo é importante;
- Trabalhar com pequenos grupos, porque é mais fácil – o passa a palavra que permita trazer outros para trabalhar;
- Criar de uma rede de pais.
E acima de tudo, é importante que as associações de pais não se fechem sobre si mesmas e dentro das escolas. Quantos mais parceiros da comunidade estiverem envolvidos, melhor decorrerá o trabalho entre todos, pais, famílias e comunidade. A ideia de que todos devem trabalhar com os mesmos objectivos, para envolverem cada vez mais as famílias e as crianças na vida activa das comunidades não deve ser encarada como uma utopia. Todos nós somos responsáveis para que isso seja possível, e as Associações de Pais como entidade que pode e deve fazer um elo de ligação entre a escola e a comunidade pode ter um papel preponderante.
Para o debate intitulado “A Família na Escola”, moderado por Vitor Sarmento, figura prestigiada do Movimento Associativo de Pais, foram convidadas a Prof. Anabela Meneses, membro do Conselho Executivo do Agrupamento de Escolas Maria Veleda de Santo António dos Cavaleiros e a Dra. Isabel Leal. A Prof. Anabela Meneses começou por agradecer o convite que lhe foi feito pela Fapel, tendo de seguida explicado que a participação dos pais na escola é importante, uma vez que a escola é um local onde as suas crianças passam muito tempo. Referiu também que muitas das actividades que antes tinham em casa, como as brincadeiras ou até mesmo as refeições, agora são feitas na escola, um facto a que não é alheia a massificação do ensino que tem vindo a acontecer. A postura, o discurso e as regras dos professores e pais perante os alunos devem estar muito bem alinhados.
O crescimento destas crianças faz-se dentro da escola, sendo que o seu desenvolvimento intelectual é fundamental para o crescimento saudável e responsável. A coordenação deve existir entre escola e família, pois é fundamental que os pais participem, de uma forma formal e informal, quer seja em reuniões com os professores ou em pequenas festas, mostrabdo interesse pela educação dos seus filhos. Continuou referindo que a conjuntura socioeconómica que o País atravessa não é fácil, e muitos pais acabam por ter pouco tempo para dedicar à educação dos seus filhos, devido às obrigações laborais, o que embora não seja obviamente desculpa, deve ser tido em conta e chamado à atenção dos governantes. Considera que os pais como força importante no País podem intervir neste sentido. Seguidamente a Dra. Isabel Leal fez a sua intervenção, falando sobretudo de novas técnicas que gostaria de implementar nas escolas portuguesas e nas quais é especialista.
Estas técnicas focam-se sobretudo no relaxamento e falou de como isso poderia contribuir para o bom funcionamento das aulas. As técnicas que seriam ensinadas aos professores, talvez pudessem até ser transmitidas aos pais para poderem também eles trabalharem com as suas crianças em casa. Esta poderia ser uma hipótese de levar mais pais à escola para aprenderem esta técnica? Na sua opinião, as crianças muitas vezes têm problemas de comportamento e concentração por diversos motivos, sendo uma situação recorrente tanto na escola como em casa. Com estas técnicas ensinadas aos professores e que as aplicariam na sala de aula, por períodos curtos, as vantagens passariam por permitir às crianças ficar mais atentas, tirando proveito daquilo que lhes é ensinado.
Seguiram-se as intervenções dos presentes, sendo que a ideia geral de todos é que os pais devem/têm de participar nas escolas, tendo-se no entanto sido referidas as questões negativas em relação à partcipação dos pais e das suas associações nas escolas, nomeadamente o impedimento na presença em reuniões, factos que levam a constatar que existem escolas em que os pais não são bem vindos. Questionou-se como se pretende um ensino de excelência, se os pais são “deixados à porta da escola”. É de todo o interesse que todos os intervenientes, sejam as escolas, os pais, associações de pais, façam um esforço e trabalhem em conjunto para que a participação das famílias seja possível, pelo bem das nossas crianças.
Concluindo, e indo de encontro ao discurso de abertura da Presidente da Fapel, Cristina Valadas, é imperioso o desenvolvimento do contacto entre pais, as suas associações e a escola para que todos juntos, e em estreita colaboração com a restante comunidade, possamos dar um ensino de excelência às crianças e jovens que serão um dia as mulheres e homens deste País e alguns, os nossos futuros governantes.
Loures, Fevereiro 2009
FAPEL
Federação das Associações de Pais e Encarregados de Educação do Concelho de Loures
Quinta do Conventinho, Est. Nacional 8 Km. 4,3
- 2660-346 Santo António dos Cavaleiros

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