quinta-feira, 4 de março de 2010

Organização e Desenvolvimento Curricular


Caro Professor,

Gostaria de divulgar, na sua escola, o texto Organização e Desenvolvimento
Curricular, que trata as temáticas da Planificação da prática Lectiva, da
Implementação Curricular, da avaliação da Aprendizagem e da Inovação
Pedagógica. Neste sentido, ficar-lhe-ei muito grato, se lhe for possível
possibilitar a distribuição do texto, em anexo, junto dos colegas
Professores.

Cumprimentos,

António Pinela, Prof.




Organização e Desenvolvimento Curricular
Planificação da Prática Lectiva

António A. B. Pinela



FICHA TÉCNICA

Título: Organização e Desenvolvimento Curricular:
Planificação da Prática Lectiva  
Autor: António A. B. Pinela
Capa: Sítio do Livro, Lda.
Revisão: António A. B. Pinela
Edição: Edição do Autor
ISBN: 978-989-20-1865-2
Depósito legal: 304113/09
© António A. B. Pinela, 2010

Publicação e Comercialização
Sítio do Livro, Lda.
Lg. Machado de Assis, lote 2 - C 1700-116 Lisboa



Intenção O que me motivou a escrever este trabalho foi, em primeiro lugar, o desejo de organizar as minhas próprias experiências enquanto professor e como Orientador de Estágio Pedagógico – Ramo Educacional –, primeiro a trabalhar com a Universidade Católica (Lisboa), depois com a Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa; em segundo lugar, por verificar que faz sentido incluir num só texto temas que encontramos dispersos por várias obras, mas que constituem um todo que se traduz na Organização e Desenvolvimento Curricular.
Não quero com isto dizer que aquela multiplicidade de obras não seja útil aos professores. É evidente que o é. Se não considerasse positivamente aquelas obras, que sentido faria indicar muitas delas na bibliografia?
O meu trabalho é, portanto, o reflexo da minha própria experiência, mas também do estudo que tenho desenvolvido, desde o início da minha actividade como professor.
O que me faz dizer que, afinal, pouco criei. Mas fiz e faço uma leitura da actividade docente, traduzi uma experiência, elaborei um texto na profunda convicção de que «Um texto é sempre gerado por outro texto, um sentido é sempre expressão de um sentido – o caos não ilumina, – uma acção prolonga sempre uma acção.[1]»


ÍNDICE
 
 INTRODUÇÃO.
1. DESENVOVLIMENTO CURRICULAR
2. O SISTEMA EDUCATIVO
2.1. Fundamentos do Sistema Educativo
2.2. Organização do Sistema Educativo
3. A ESCOLA
3.1. A Escola Hoje
3.2. Funções do Professor
4. O CURRÍCULO
4.1. Educação e Ensino
4.2. Concepção de Currículo
 
I – PLANIFICAÇÃO DA PRÁTICA LECTIVA
1. Características da Planificação
2. Tipos de Planificação
2.1. Planificação Anual
2.2. Planificação de Unidade
2.3. Planificação de Aula/Núcleo de Aulas (a Lição)
3. Finalidades, Metas e Objectivos
3.1. Definição e Selecção de Objectivos
3.2. Tipos de Objectivos
3.2.1. Objectivos Gerais
3.2.2. Objectivos Específicos
3.3. Características dos Objectivos
3.4. Objectivos Mínimos e de Desenvolvimento
3.5. Lista Ilustrativa de Objectivos Gerais e Específicos
4. Estratégias de Ensino/Aprendizagem
4.1. Estratégias Globais
4.1.1. Ensino Centrado na Descoberta
4.1.2. Ensino Centrado no Processo de Aprendizagem
4.1.3. Ensino Centrado nos Conteúdos
4.2. Selecção de Métodos e Suas Características Gerais
4.2.1. Método da Discussão/Debate (grandes grupos)
4.2.2. Método da Exposição/Participação
4.2.3. Método da Leitura, Análise e Comentário de Texto
4.2.4. Método do Trabalho de Grupo
4.2.5. Método do Ensaio Escrito
4.2.6. Método Para o Visionamento de Filmes/Vídeos
4.2.7. Método do Caso
4.3. Actividades
4.4. Recursos Educativos
4.5. Gestão dos Tempos Lectivos
 
II – IMPLEMENTAÇÃO CURRICULAR
1. Diagnóstico das Características dos Alunos
1.1. Tipos de Diagnóstico
1.2. Objectivos Pós-Diagnóstico
2. Adaptação do Currículo à Realidade “ALUNOS”
3. Organização e Condução da Lição
3.1. Expressão e Comunicação
3.2. Comunicação/Diálogo na Sala de Aula
3.3. A Relação Pedagógica
4. A Lição
4.1. Motivação da Aprendizagem
4.2. A Aula (ou a Lição)
4.3. Organização da Sala de Aula (espaço)
4.4. Início, desenvolvimento e termo da lição
5. Visita de Estudo
 
III. AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM
1. Concepções dA Avaliação
1.1. Objectivos da Avaliação
1.2. Quando e Para Quê Avaliar
1.3. Funções da Avaliação
2. Instrumentos de Medição
2.1. Instrumentos Subjectivos
2.2. Instrumentos Objectivos
2.3 Instrumentos de Avaliação/Tipo de Questões
3. Tipos de avaliação
3.1. Avaliação Diagnóstica
3.2. Avaliação Contínua
3.3. Avaliação Formativa
3.4. Avaliação Sumativa
4. Critérios de Avaliação
5. Avaliação do Nível de Consecução
5.1. Análise da Progressão
5.2. Medição
5.3. Avaliação
6. Reorganização dA APRENDIZAGEM
7. Classificação dos Alunos
 
INOVAÇÃO PEDAGÓGICA
1. Características
2. O Contributo das Tecnologias
 
CONCLUSÃO
 
GLOSSÁRIO
 
BIBLIOGRAFIA

Livro com 344 páginas

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