sexta-feira, 12 de março de 2010

QUE SE MULTEM... OS PAIS! 
Enviado por Sexta, Março 12 @ 10:50:14 CET por Amaral

Artigos de opiniãoDeixem que comece com uma pequena história real. Um rapaz da minha geração, meu colega de primária, que se ficou pela escolaridade básica, aqui há uns anos e quando nos cruzámos no café à hora da bica, desabafou qualquer coisa como “lá me chamaram outra vez à escola por causa dos miúdos, disseram-me que tinha que resolver o problema porque eles já não sabem o que fazer”, escreve o Doutor José Morgado, psicólogo.

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Em seguida acrescentou,
 “Zé, já não sei o que lhes fazer, mais porrada já não sou capaz, só se os matar, eles que estudaram para professores não sabem o que fazer, eu também não”.

Esta história vem a propósito da ideia defendida pelo presidente da Confederação Nacional das Associações de Pais, o eterno Dr. Albino Almeida, de que os pais dos alunos “difíceis” deveriam ser responsabilizados pelos comportamentos dos seus filhos e quando fossem ineficazes, (não se sabe se por negligência ou por incompetência), poderiam até ver cortados os apoios sociais. O Dr. Albino diz ainda que é preciso
 “dar sinais” de que não há tolerância face à indisciplina. Acho muito interessante esta ideia e aqui ficam umas notas telegráficas e, certamente, discutíveis.

Começo por registar o pormenor da rápida associação dos miúdos indisciplinados a pais que recebem apoios sociais. Gosto também da ideia tão portuguesa de
 “dar sinais”, toda a gente defende que se diga ou faça alguma coisa para dar um sinal de … seja o que for. Bem vemos os sinais que nos são dados. A ideia da tolerância zero à indisciplina é certamente realista porque vivemos numa sociedade tranquila com lideranças e estilos de vida que são um modelo de civismo e bom relacionamento social. Só mesmo os filhos dos pobres para estragarem o paraíso em que vivemos.

Haverá certamente pais negligentes, tal como professores ou elementos de um qualquer grupo social ou profissional, mas a maioria dos pais, pobres não, cujos filhos criam problemas têm a maior dificuldade em lidar e resolver a questão. Se fosse fácil, num estabelecimento de educação onde todos os dias se cruzam dezenas de licenciados, mestres e doutores na área da educação, certamente se resolveria qualquer problema.

Como dizem os africanos “para fazer uma casa bastam 4 homens, para educar uma criança é preciso uma aldeia”. Respeitando cada papel, a responsabilidade é de todos, veja-se o caso trágico e recente da criança de Mirandela. Não estou a dizer com isto que os professores devem “resolver”, estou a dizer que muitos pais que conheço com crianças difíceis, SOZINHOS, não são capazes de resolver os problemas mesmo que lhes tirem os subsídios, (os que tiverem). O problema é que nas mais das vezes, os miúdos andam sós, abandonados e perdidos, os pais perdidos se sentem e os professores também se sentem perdidos com a imensidade de problemas com que lidam pela "simples" razão de que a maior parte do tempo os miúdos se encontram na escola, mesmo que não seja nas aulas.

A questão passa pelo entendimento da necessidade de recursos ajustados e suficientes, por modelos de organização mais eficazes, de respostas comunitárias, exteriores à escola que enquadrem os miúdos e complementem a escola, etc.

No fim, face a um pai comprovadamente negligente, então retire-se-lhe a guarda do miúdo, porque não passará a pai competente só porque lhe tiram um qualquer apoio social.

De qualquer forma esta ideia do Dr. Albino Almeida é uma ideia que muitas pessoas, lamentavelmente, aplaudirão. Os filhos dos outros são sempre o problema.

(5 de Março de 2010)


OS PAIS "MAUS" DOS MIÚDOS "MAUS" 

Não vos queria massacrar com minudências tão chatas como o problema dos alunos "maus", que, muitos deles, vão ser adultos maus, mas o que há uns dias eu tinha previsto aí está. O CDS-PP vai propor que os abonos de família das famílias dos rapazes "maus" sejam cortados, pelo menos em parte.

Quando a CONFAP, através do seu presidente Albino Almeida, defendeu a ideia referi que esta seria certamente bem recebida e defendida por alguns sectores.

Mais algumas notas sobre esta questão.

1 - A maioria dos pais não gosta que os seus filhos sejam "maus". A maioria não sabe como fazê-los "bons". Estes precisam de apoio não de multas. Ponto.

2 - Uma minoria, muito pequena, de pais de miúdos "maus" são pais maus não estão interessados ou preocupados em ser bons, nem se preocupam com os filhos, são "negligentes". Nestes casos, o problema é, no limite, retirar a guarda dos filhos, a multa não mexe seguramente com a negligência destes pais. Ponto.

3 - Um miúdo "mau" levanta problemas numa escola, qualquer escola, onde existem umas dezenas largas de especialistas em educação que não conseguem "resolver" os problemas criados por esse miúdo "mau". Será que alguém que conheça estes cenários acredita que os pais serão capazes de resolverão mesmo se lhes retirarem parte do abono de família? Não acredito. Ponto.

Dito isto, se de facto se quiser caminhar no sentido de envolver e responsabilizar a famílias dos miúdos "maus", o percurso será a criação de estruturas de mediação entre a escola e a família que permitam apoiar os pais dos miúdos maus que querem ter miúdos bons e identificar as situações para as quais, a comprovada negligência dos pais exigirá outra colocação para os miúdos.

O resto é demagogia e desconhecimento.

11 de Março de 2010

Doutor José Morgado, psicólogo


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