terça-feira, 21 de abril de 2009

10.º aniversário do massacre de Columbine


Ontem
A região de Denver, no Colorado, comemorou o décimo aniversário do massacre no Liceu Columbine, um dos piores da história norte-americana num recinto escolar.
Na noite de Domingo, centenas de pessoas reuniram-se para uma vigília num parque vizinho ao estabelecimento de Littleton, a Sul de Denver, onde se passou a tragédia cujas imagens difundidas em directo pelas televisões provocaram uma onde de choque no mundo inteiro a 20 de Abril de 1999.
Foi neste jardim público que se erigiu um monumento em memória dos 12 alunos e do professor assassinados por Eric Harris e Dylan Klebols, dois estudantes marginalizados.
Neste massacre foram ainda feridas 23 pessoas.
Apesar do profundo impacto que o massacre provocou e do activismo do realizador Michael Moore, que realizou o documentário "Bowling For Columbine", não houve nos Estados Unidos uma mudança radical na legislação sobre as armas de fogo.
Dez anos depois e apesar de novos massacres nos estabelecimentos escolares, como o da Universidade da Virgínia em 2007 que provocou 32 mortes, possuir uma arma nos Estados Unidos continua a ser um direito garantido pela Constituição norte-americana.

Sem comentários:

DOCUMENTOS DA APEE - AFGC

LIVROS NEE




Associação de Pais e Encarregados de Educação

RECOMENDAÇÕES DA GRIPE A

Video