quinta-feira, 23 de abril de 2009

A Educação Sexual em Contexto Escolar

Curso
A Educação Sexual em Contexto Escolar
1ª Edição
O Serviço de Educação Contínua da FPCE.
UP informa que se encontram abertas as inscrições para o Curso: A Educação Sexual em Contexto Escolar.
O curso tem a duração de 30 horas e decorrerá entre o dia 19/05 a 22/06/2009, tem como Coordenadora Cientifica a Professora Doutora Isabel Menezes (PROFESSORA ASSOCIADA COM AGREGAÇÃO DA FPCEUP) e como formadores o Dr. Francisco Pintado (Licenciado em Psicologia pela FPCE.UP e Pós-Graduação em Consulta Psicológica, Conjugal e Sexual) e a Dra. Luísa Campos (Licenciada em Inglês; Coordenadora do Projecto de Educação Sexual na EB 2,3 de Custóias; D.E.S.E. em Animação Comunitária e Formação de Adultos).
As inscrições estão abertas até ao dia 14/05/2009. Destinatários: Licenciados/as das áreas das Ciências Sociais e Humanas, Ciências da Educação, Psicologia, entre outras que procuram formação complementar à sua Licenciatura na Universidade do Porto. Especificamente Professores dos Ensino Básico e Secundário.
Objectivos:
A Educação Sexual nas escolas reveste-se de extrema importância, pois a sexualidade é uma componente integrante do ser humano. Segundo João Viegas Fernandes (2001) “A Educação Sexual, se adequadamente realizada, permite eliminar preconceitos e superar angústias e ansiedades relativas à sexualidade, contribuindo para a diminuição da agressividade das/os alunas/os e para o seu maior empenhamento e melhor desempenho na aprendizagem, em geral”. Assim, a Educação Sexual nas escolas contribuirá para um relacionamento menos preconceituoso entre géneros e aumentará o respeito entre alunas/os, modificando comportamentos, desenvolvendo o espírito crítico e atitudes cívicas necessárias ao exercício da cidadania, porque existe uma relação entre a sexualidade e a vida pública.
Por outro lado, a informação é prevenção e, desta forma, estaremos a contribuir para a diminuição dos comportamentos sexuais de risco (o aumento em Portugal dos infectados com o HIV e outras DST), bem como a diminuição da maternidade na adolescência (Portugal é o segundo país com a taxa mais alta na comunidade Europeia). Para informações mais detalhadas sobre conteúdos programáticos, calendarização, propina e inscrições deste curso, por favor consultem o site em www.fpce.up.pt/gec.

Sem comentários:

DOCUMENTOS DA APEE - AFGC

LIVROS NEE




Associação de Pais e Encarregados de Educação

RECOMENDAÇÕES DA GRIPE A

Video