segunda-feira, 20 de abril de 2009

Agenda Parental para a Educação proposta pela CONFAP

O conselho executivo da CONFAP e as federações concelhias e regionais de associações de pais, em representação de associações de pais de todo o país, na reunião do Conselho Geral da CONFAP, realizado em Lisboa, em 18 de Abril de 2009, aprovaram por unanimidade os documentos da ordem de trabalhos para serem apresentados aos parceiros da comunidade educativa e ao Governo, na qual se inclui a Agenda Parental 2009_2013, que reúne uma ampla proposta aos partidos políticos concorrentes às próximas eleições legislativas, e da qual se destacam, entre outras, as seguintes propostas:
- A integração das creches no sistema educativo. A defesa da escola maternal como parte do direito universal dos cidadãos, desde a primeira infância à Educação.
- A integração no currículo do 1.º Ciclo do Inglês e da Música; manutenção da Educação Física ministrada nos moldes em que é feita nas AEC´s.
- A redefinição dos ciclos de ensino na lógica 0 aos 6 anos, dos 6 aos 12 anos e dos 12 aos 18, garantindo, desde o início deste ciclo, a orientação vocacional com vista a uma frequência qualificada e qualificante e de sucesso deste ciclo.
- A exigência de medidas de segurança nas escolas para a prevenção de sismos e outras catástrofes.
- Uma Acção Social Escolar que cubra as necessidades de todos os alunos, mas especialmente dos que, a cada momento, dela mais precisarem.Disponibilizamos, em anexo, resumo da Agenda Parental 2009_2013 (o texto final está em elaboração, contemplando todas as propostas que os membros do Conselho Geral apresentaram na reunião, sendo o documento na íntegra divulgado muito em breve).
O CE da CONFAP
António Amaral (vice-presidente do CE da CONFAP)

Sem comentários:

DOCUMENTOS DA APEE - AFGC

LIVROS NEE




Associação de Pais e Encarregados de Educação

RECOMENDAÇÕES DA GRIPE A

Video