Professores propõem aumento de 50% na carga horária
Lusa / EDUCARE 2009-04-14
A Associação de Professores de Português (APP) enviou uma proposta à Assembleia da República para seja aumentado de três para 4,5 horas semanais o horário da disciplina.Com este aumento, a carga semanal do horário dedicada à língua materna já se aproxima dos valores médios da dos países ocidentais que integram a OCDE, disse à agência Lusa o presidente da APP.O aumento refere-se ao número de horas semanais de língua portuguesa ministradas entre o quinto e o nono anos.
O 'documento de trabalho', como lhe chamou Paulo Feytor Pinto, propõe ainda que a avaliação seja feita através de 'critérios nacionais onde se possam aferir as três competências ouvir/falar, ler e escrever e não com exames, como acontece actualmente.
A Associação propõe ainda aos deputados que as provas de aferição passem a ser feitas em todas as disciplinas, mas variando entre elas e de ano para ano, só se conhecendo que disciplinas de que anos seriam avaliadas pouco antes de terminar o período lectivo.
Deste modo, acrescentou o presidente da APP, seriam ensinados os programas completos da disciplina e não apenas as matérias anunciadas no início do ano que irão ser aferidas nos exames finais, como disse suceder actualmente.
'Agora há os programas, mas logo no começo do ano são conhecidas as matérias dos exames de aferição, pelo que os professores preocupam-se essencialmente com elas, de modo a que os seus alunos tenham melhores notas', disse Paulo Feytor Pinto.
'Ficam os pais contentes, o Ministério [da Educação] contente, os partidos contentes, os professores contentes, mas será que os alunos saem a saber o que deviam? Eu creio que não. A nota que acabam por obter não corresponde ao que realmente sabem', sustentou.
Neste documento elaborado a pedido da Comissão Parlamentar de Educação, a APP defende ainda que a aferição seja feita por amostragem e não à totalidade dos alunos.
'Desta forma poupa-se muito dinheiro', acrescenta Feytor Pinto, salientando que a estatística permitiria obter os mesmos resultados conseguidos assim com muito menor investimento financeiro.
Sem comentários:
Enviar um comentário