A avaliação externa das escolas é o tema do destacável do Boletim dos Professores n.º 14, que inclui reportagens sobre as cinco escolas classificadas com Muito Bom em todos os parâmetros, entre 2005/2006 e 2007/2008, a saber, Escola Secundária Quinta das Palmeiras, na Covilhã; Escola Secundária com 3.º Ciclo Alberto Sampaio, em Braga; Agrupamento de Escolas Santa Catarina, nas Caldas da Rainha; Escola Secundária Leal da Câmara, em Rio de Mouro; e Agrupamento de Escolas Gualdim Pais, em Tomar.
O inspector-geral da Educação, José Maria Azevedo, salienta, no artigo que escreveu a propósito, do tema, que as cinco escolas apresentadas reúnem, entre outras, as seguintes características:
. a valorização dos progressos alcançados e a capacidade de os assinalar festivamente;
. o combate ao abandono escolar, pelo acompanhamento personalizado das situações de risco;
. práticas de inclusão e acesso a uma oferta formativa diferenciadas, apoio aos alunos com mais dificuldades de aprendizagem, animação de projectos e práticas de ensino experimental;
. a valorização de formas de trabalho cooperativo entre docentes e de supervisão da prática lectiva em sala de aula;
. a formação dos docentes em contexto de trabalho e o cuidado no acolhimento dos novos professores;
. o projecto da escola com uma construção participada orientado por objectivos claros e expressão de uma cultura própria” e de um clima marcado pela vontade de fazer melhor;
. a organização que favorece a participação e o envolvimento de pais e encarregados de educação e oferece serviços administrativos eficientes;
. instalações e equipamentos adequados, cuidados e respeitados pelos alunos;
. uma clara liderança que dá espaço e até suscita o desenvolvimento das lideranças intermédias e a colaboração entre os diversos órgãos de gestão, no respeito pelo lugar de cada um;
. a comunidade que reconhece e valoriza a escola e se constitui como um recurso; . as regras claras e um ambiente de disciplina e respeito;
. a informação que circula, o que é especialmente relevante na construção dos agrupamentos de escolas como organizações educativas;
. e o esforço na auto-avaliação do trabalho, construindo uma equipa com este propósito, adoptando instrumentos, mesmo que simples, de observação e acompanhamento.
Neste Boletim dos Professores são abordadas também as seguintes temáticas:
. a conclusão da Rede de Bibliotecas Escolares em todas as escolas básicas do País;
. o estudo internacional sobre as medidas de política educativa para o 1.º ciclo;
. a avaliação das medidas desenvolvidas para a Educação Especial;
. a concretização do Desporto Escolar nos estabelecimentos de ensino;
. o crescimento do ensino profissional e o alargamento da rede nas escolas secundárias públicas. Nota
Este número do Boletim, à semelhança dos anteriores, está disponível em:
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