terça-feira, 21 de abril de 2009

AGENDA

Ciclo de Seminários "Artistas e Profissionais da Cultura: Carreiras e Mercados de Trabalho"15 de Abril a 31 de Outubro
Discutir quem são e o que fazem hoje os artistas e os profissionais criativos e culturais, analisando as suas carreiras e as dinâmicas dos seus mercados de trabalho, as redes de cooperação em que se movimentam, as suas formas de concorrência, os processos de construção da sua reputação. Sociólogos, economistas, especialistas das artes e da cultura, e todos os interessados pelos “mundos da arte” são convidados a analisar, discutir e apresentar ideias para pesquisas futuras sobre quem são os artistas e como é que trabalham e vivem nos dias de hoje. Os seminários realizam-se em datas alternadas entre 15 de Abril e Outubro, na Sala Polivalente do Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa e ISCTE, pelas 17h30.

Conferência “Terá Darwin Morto Deus?”21 de Abril
No ano em que se comemora os 200 anos do nascimento de Charles Darwin e os 150 anos da publicação da sua obra “Sobre a Origem das Espécies através da Selecção Natural”, o ciclo “Biologia da Noite” dedica o seu programa ao tema da evolução. No dia 21 deste mês, a Conferência “Terá Darwin Morto Deus?, Criacionismo, Evolucionismo e a Plenitude da Vida” estará a cargo do Prof. António M. de Frias Martins (Universidade dos Açores). No Centro Cultural e de Congressos de Aveiro, 21h30.

Colóquio “Média, Democracia e Liberdade” 22 de Abril
Será que os condicionalismos e constrangimentos que afectam a actividade dos jornalistas, dentro e fora das salas de redacção, põem em causa o pleno exercício da sua profissão? Será que a produção da informação e, em geral, o trabalho literário se processam à margem da sociedade em que se inserem? Será que sem um jornalismo livre e sem verdadeira liberdade de expressão pode existir uma democracia autêntica? Estas serão algumas das questões abordadas no Colóquio em questão, a ter lugar na Casa do Alentejo, pelas 18h30.

Colóquio “25 de Abril – 35 Anos Depois” 23 de Abril
Ao Colóquio conta com a participação de Ramalho Eanes, Belmiro de Azevedo, Pacheco Pereira e Adelino Gomes. No Auditório Muncipal de Grândola, às 21h30.

V Conferência “Desenvolvimento Vocacional” 23 e 24 de Abril
A Conferência Vocacional 2009 pretende suscitar a partilha e a discussão de conhecimento e da investigação sobre teorias, medidas e métodos de avaliação e de intervenção psicológica nos problemas e necessidades de ajustamento e de integração nos contextos de vida ocupacionais, de uma variedade de grupos e face a condições específicas. As questões associadas à qualidade dos serviços e à formação e desempenho dos profissionais de Psicologia e afins, neste âmbito, são outros dois eixos de discussão privilegiados neste fórum científico. Nas instalações da Universidade do Minho, Campus de Gualtar, em Braga. (Informações – e-mail).

Seminário “Educação e Formação de Adultos: do Ensino às Aprendizagens” 30 de Abril
Organizado pelo Departamento de Ciências da Educação da Universidade da Madeira, o Seminário destina-se a alunos de todos os cursos do Departamento de Ciências de Educação, alunos do Departamento de Educação Física e Desporto e todos os demais interessados. As inscrições são gratuitas. Na Sala do Senado, campus da Penteada (Universidade da Madeira), entre as 14h30 e as 16h30.
Informações sobre os eventos anunciados deverão ser obtidas juntos das respectivas instituições organizadoras.
Direcção:
José Esteves Rei
Coordenação: Sérgio Portelada
Redacção: Eva Gomes e Pedro Gentil
Morada: Rua Caminho do Senhor, 230
4410-083 Serzedo, V. N. Gaia
Tel.: 227537800
E-mail: ce@asa.leya.com
Edição: Edições ASA II, SA

Sem comentários:

DOCUMENTOS DA APEE - AFGC

LIVROS NEE




Associação de Pais e Encarregados de Educação

RECOMENDAÇÕES DA GRIPE A

Video