Dia Mundial do Livro
Dois projectos de incentivo à leitura A ministra da Educação, Maria de Lurdes Rodrigues, anunciou ontem na sessão de abertura da Conferência Nacional de Educação de Infância que o Plano Nacional de Leitura vai ser alargado ao pré-escolar já no próximo ano lectivo.
O Ministério da Educação pretende, deste modo, consolidar a componente educativa nas salas do pré-escolar, levando mais livros às crianças até aos 6 anos de idade, no sistema público, particular e cooperativo e na rede solidária (IPSS). Durante a abertura da conferência, que coincidiu com o Dia Mundial do Livro, a ministra da Educação divulgou ainda outro projecto que visa promover a leitura desde a infância.
Trata-se do programa «Crescer e Ler», que tem como objectivo levar livros aos centros de saúde e hospitais pediátricos, de forma a sensibilizar as famílias e envolver ainda mais as crianças no processo de leitura. Esta proposta partiu da APEI (Associação de Profissionais de Educação de Infância) e visa complementar os programas de aconselhamento de saúde infantil disponíveis nos centros de saúde e hospitais pediátricos, com a oferta de livros que possam desenvolver e despertar o gosto pela leitura.
A iniciativa que envolverá a APEI e o Ministério de Educação, através do Plano Nacional de Leitura, vai arrancar já no próximo ano.
Detalhes sobre este programa estão disponíveis em:
Sem comentários:
Enviar um comentário